Tema – A Mensagem da Cruz, loucura e escândalo
para uns, poder de Deus para outros
Texto – 1C0 1.18-25 -
Introdução – Deixe-me
contextualizar o texto que fizemos a leitura: O apóstolo Paulo está escrevendo
para a igreja em Corinto, uma cidade grega. O próprio Paulo havia fundado
aquela igreja durante sua segunda viagem missionária. O capítulo 18 do livro de
Atos nos informa que Paulo inicialmente enfrentou grande oposição à pregação do
evangelho em Corinto por parte dos judeus, a ponto de, por causa dessa
oposição, pensar em partir dali. Mas Paulo teve uma visão à noite em que o
Senhor dizia: “fala e não te cales…eu estou contigo…tenho muito povo nessa
cidade”. Deus com o evangelho de
Jesus Cristo queria abençoar o povo daquela região. At 18.11 diz que Paulo
permaneceu ali durante um ano e seis meses.
Tempos
depois, Paulo escreve essa carta à igreja de Corinto. O evangelho continua a
abençoar. Paulo tem uma dupla motivação para escrever essa carta para a igreja
em Corinto:
1º -
Instruir a igreja quanto aos questionamentos que recebeu através de carta
(7.1): casamento, solteiros; coisas
sacrificadas a ídolos.
2º -
Exortar a igreja concernente às informações que recebera a respeito de
determinados comportamentos da mesma.
Depois de saudar a igreja e
dar uma palavra de ações de graças pela vida da igreja (1-9) Paulo apresenta
sua primeira exortação (1.10): não haja
entre vós divisões. Paulo afirma ter sido informado de que havia contendas
entre os fiéis daquela igreja. O teor da contenda era o partidarismo. Os irmãos estavam divididos não em termos
doutrinários, mas em personalidades.
Uns afirmavam ser do partido
de Paulo, outros, do partido de Pedro; ainda outros, do partido de Apolo. Paulo
condena tal atitude (13): será que Cristo
está dividido? Paulo foi crucificado em favor de vós? Vocês foram batizados em
nome de Paulo? No versículo 17 Paulo fecha sua argumentação
anti-partidarista dizendo que Cristo o enviou para pregar o evangelho, não com sabedoria de palavra, para que se
não anule a cruz de Cristo.
Por
que será que Paulo usa tal afirmação? Muito provavelmente pelo fato de que os
partidos estavam buscando a excelência
da sabedoria e não a bênção do evangelho verdadeiro. Corinto era um centro de sabedoria secular. A
Grécia de Sócrates, Platão e Aristóteles, chamados filósofos foi o berço da
filosofia (amor a sabedoria).
Os
servos daquela igreja, influenciados por esse contexto, estavam buscando nos
pregadores cristãos esse conhecimento elevado; por isso uns estavam dizendo:
“eu sou de Paulo” (homem instruído). Outros estavam dizendo: “eu sou de Apolo”
(homem eloqüente e poderoso nas palavras). E outros ainda dizendo: “eu sou de
Pedro”.não muito culto, mas andou com comeu e viveu com o mestre. Pra acabar
com essa busca pela sabedoria humana, Paulo aponta para a cruz de Cristo; ele afirma que evangelho deve ser pregado, não com
sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não seja anulada.
Sentença de Transição - Em
meio a essa busca pela sabedoria, Paulo apresenta a eficiência e suficiência da palavra da cruz.
I - O evangelho é a palavra abençoadora
de Deus. v 18
v A
palavra da cruz se refere à mensagem da morte de Jesus. Paulo afirma que, para
aqueles que se perdem, essa mensagem é loucura.
Esse conceito é advindo daqueles que buscavam a excelência da sabedoria.
v A
mensagem da morte de Jesus contrariava a sabedoria humana, o
que os gregos mais primavam. Onde
está a sabedoria no fato de um homem haver morrido em uma cruz? Isso é loucura!
Os gregos não concebiam o fato de uma divindade que não conseguiu se livrar da
morte.
v Na
maioria de nossas versões em português esse versículo é traduzido: loucura para os que se perdem; no
original temos: é loucura para os que estão
se perdendo. E muitos que consideram o evangelho ainda, uma loucura, têm feito várias objeções a respeito do evangelho:
·
“Como posso seguir uma loucura dessas”?
- Só
têm esse pensamento porque estão se perdendo; em termos práticos – trilhando o
caminho da destruição.
·
“Como vou deixar esse caminho que vivo, para
trilhar esse caminho que os crentes dizem?
·
Essas coisas que os crentes dizem são
loucura!
·
Como alguém pode viver sem beber, ou sem
festas e outras coisas que os crentes proíbem?
v Sabe
por que muitos consideram a mensagem que pregamos uma loucura?
·
Porque essa mensagem se opõe aos seus desejos
carnais: “eu vou deixar minha cervejinha? Minhas brincadeirinhas de carnaval?
Você tá é louco com essa conversa”!
·
O Evangelho sempre foi, e será tolice para
todos os que estão trilhando o caminho da destruição.
Mas
na segunda parte do versículo 18 Paulo contrasta com o conceito de loucura
atribuído à mensagem da morte de Cristo com a Eficiência que a mesma possui:
·
é loucura para os que estão se perdendo, mas
para nós que somos salvos, (a mensagem da cruz) é o poder de Deus, a bênção de
Deus para .
·
se os que estão se perdendo vêem a mensagem
do evangelho como uma loucura, os que recebem o evangelho e são iluminados
pelo Espírito de Deus, são impactados e
abençoados Pelo poder da palavra.
A
palavra grega traduzida aqui por “poder”, é dinamis, de onde vem a nossa
palavra em português dinamite. É assim que essa mensagem age, com poder:
·
toca o íntimo do coração do homem com impacto
assombroso;
·
ela é a mensagem que liberta; que transforma;
que promove esperança e principalmente dá certeza de vida eterna.
·
As pessoas zombam da mensagem do evangelho,
para muitos, é loucura; mas para aqueles que estão desfrutando das promessas
dessa mensagem, sabem que é o poder de Deus para a sua salvação.
·
No inicio da igreja, apesar da explosão que
fez o evangelho se espalhar, havia dois
conceitos em relação o evangelho de Cristo: loucura e escândalo.
I - O evangelho é a loucura que liberta
o homem do seu pecado v. 21:
v “…aprouve a Deus salvar aos que crêem pela
loucura da pregação”.
·
Aprouve a Deus, ou seja, foi do agrado de
Deus, foi o meio escolhido por Deus para salvar os que crêem naquilo que muitos
sábios de acordo com a sabedoria desse mundo consideram loucura - a pregação.
·
A mensagem de Cristo, entregue com
simplicidade, tem sido o meio pelo qual os homens podem saber por que caminho
devem andar.e por assim dizer, serem alcançados pela bênção do evangelho
·
Loucura era o conceito dos gregos quanto à
mensagem da morte de Jesus; mas havia outro grupo que tinham outro conceito
sobre essa mensagem – os Judeus.
·
Para os Judeus, a mensagem de que o messias
morreu era escândalo, isso porque
contrariava a perspectiva deles acerca do Messias.
·
Os judeus eram subjugados de Roma, tinham a
esperança de que o messias prometido no AT viria como um conquistador, que
reinaria sobre eles e libertá-los-ia através da força.
·
Mas o que aconteceu foi bem diferente –
aquele que dizia ser o messias morreu numa cruz. Isso era um escândalo para os
judeus; era um fato inadmissível. Como o enviado de Deus para salvá-los
morreria?
·
Os judeus contemporâneos de Jesus o viram
como um grande enganador que estava se intitulando messias e uma prova desse
engano estava na sua morte. Como o messias poderia ter morrido? E não só isso;
a forma como esse messias morreu – cravado em uma cruz. Os judeus tinham em
mente Dt 21.23 maldito aquele que for
morto em um madeiro. Na mente dos judeus, o messias não poderia ter morrido
dessa forma.
·
Paulo explica o porquê de o messias haver
morrido num madeiro: Gl 3.13-14 Cristo
nos resgatou…para que a bênção de Abraão chegasse até os gentios…
II - O evangelho é uma mensagem abstrata
que produz resultados visíveis.V 22-24
·
No vers 22 Paulo diz que os judeus buscam
sinais e os gregos sabedoria; os judeus encontram escândalo e os gregos,
loucura.
·
No vers 24 Paulo apresenta o que esses dois
grupos estão procurando: Cristo, ou seja, a mensagem de sua morte.
·
Se os judeus querem sinais – a morte de
Cristo seria o sinal do poder de Deus.
·
Se os gregos querem sabedoria – a aceitação
da morte de Cristo é o conhecimento da sabedoria verdadeira.
Aplicação.
·
À semelhança dos judeus e gregos, muitos hoje
buscam manifestações do poder de Deus, ou um mero conhecimento acerca dAquele
que dizemos ser o nosso Deus. Mas tanto para os que buscam poder, quanto aos
que buscam sabedoria, a resposta para ambos é apontar-lhes a mensagem da cruz;
que de acordo com o vers. 25 é o poder e sabedoria de Deus. Por isso o
evangelho é a verdadeira benção para o homem.
Conclusão.
Quando
Paulo disse que aprouve a Deus salvar aos que crêem… o verbo crer está no
presente contínuo, ou seja, fala de uma fé habitual – os que crêem hoje, crêem
amanhã e crêem sempre. Você acredita na mensagem da cruz? Que Jesus morreu no
seu lugar, se fez maldição por você? Então permita que essa mensagem seja pra
você o que é para a segunda classe apresentada no vers 18 o poder de Deus. venha nessa noite fazer
parte dos que estão sendo salvos por causa da mensagem da cruz. E seja
abençoado por esse evangelho verdadeiro.
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