A SUFICIÊNCIA DA SALVAÇÃO
INTRODUÇÃO.
Deus
A salvação começa com Deus, e isso,
"antes da fundação do mundo" (Efés. 1:3,4; II Tess 2:13; Apoc 13:8).
Por causa de não existir no princípio um homem sequer, junto com a sua vontade,
nem o ministério dos anjos ou a pregação da Palavra de Deus - a salvação
começou com o que era no princípio: Deus (Gên. 1:1). Deus é o Alfa e o Ômega, o
princípio e o fim (Apoc 1:8, 11). Deus é a primeira causa de tudo, um conceito
reservado para o divino (Rom. 11:36). Porque? "Ó Pai, porque assim te
aprouve." (Luc 10:21). Entendendo a situação deplorável do homem (Gên. 6:5;
Rom. 3:10-18) podemos entender que a fé em Cristo é "obra de Deus"
(João 6:29). É necessário lembrar-nos que o assunto deste estudo é a salvação e
não a condenação. Os condenados pela justiça santa de Deus só podem culpar a
sua própria cegueira espiritual e amor pelo pecado. Nunca podem responsabilizar
a Deus pela condenação (Ecl. 7:29). Os salvos, de outra maneira, somente têm
Deus para louvar pela salvação (II Tess 2:13).
gostaríamos
de fazer três perguntas acerca da salvação.
QUEM PODE SER SALVO?
Em
Mt 19.25 lemos: "Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados
e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo'?
A Igreja Católica
Romana responderia a esta pergunta da seguinte maneira: serão salvos somente
aqueles que estiverem na Igreja. Embora a salvação venha de Deus, ao operar
esta salvação Ele não o faz diretamente na alma humana, mas indiretamente por
meio da Igreja. Fora da Igreja não há salvação, pois a Igreja é o próprio Jesus
Cristo na sua forma terrena. Isto é sacerdotalismo.
Os
Luteranos e os Arminianos responderiam que mesmo que todo poder exercido na
salvação venha de Deus e seja por Ele exercido diretamente sobre a alma humana,
também tudo é feito em favor de todos os homens sem discriminação alguma. A
salvação é universal. Isto é o Universalismo. Todos podem ser salvos.
Jesus
Cristo responde: "Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é
possível" (Mt 19.26). Ninguém pode produzir a sua salvação ou conseguí-la
em instituições religiosas. A salvação é impossível para o homem.
Em
2 Tm 1.9 lemos: "Que nos salvou, e nos chamou com santa vocação; não
segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que
nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos" A origem ou a
fonte de nossa salvação não são as nossas próprias obras, mas a eleição divina.
A salvação é devida exclusivamente à graça de Deus; não às nossas obras
realizadas no tempo, mas à determinação que Deus concebeu na eternidade.
"Assim, pois, isto não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar
Deus a sua misericórdia" (Rm 9.16).
Porque
a salvação é impossível para o homem? A Bíblia responde: por causa da corrupção
original. " (Rm 5.12).
Todo
homem se acha numa condição pecaminosa e portanto culposa. Esta condição se
revela no que se chama depravação total e inabilidade total.
Na
depravação total, o homem em sua
condição pecaminosa, possui uma natureza inerentemente corrupta, que se estende
em cada parte do seu ser: "E viu Deus que a maldade do homem se havia
multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu
coração" (Gn 6.5). Ver os seguintes textos: SI 14; Rm 3.9-18; Ef 2.1-3;
4.17-19.
Na
inabilidade total refere-se à total
incapacidade do homem para mudar a sua situação pecaminosa por si mesmo. Ele
não pode fazer absolutamente nada para a sua própria salvação "Pode o
etíope mudar sua pele, ou o leopardo suas manchas?" (Jr 13:23). Em Lucas
13.23, lemos: "E lhe perguntou: Senhor, são pouco: são salvos"? todos
os que crêem At 13.4.
Alguns
textos bíblicos deixam bem claro a verdade da expiação limitada, e veja a
divisão que a Bíblia faz: Mt 25: 32; Jo 10.14, 26; Jo 17.9; Rm 9.11-23; l Ts
5.9. É nos dito que Ele morreu por seu povo (Mt 1.21), suas ovelhas (Jo 10.11 e
14); sua Igreja (At 20.28), seus eleitos (Rm 8.32-34) e seus filhos (Hb 2.14).
Quantos
serão salvos? Serão salvos todos os escolhidos pelos quais Jesus Cristo morreu.
"QUE DEVO FAZER PARA
SER SALVO?"
Em
At 16.30 lemos: "Senhores, que devo fazer para que seja salvo?".
No
sistema romano a penitência é um dos sete sacramentos, o quarto na série. Um
sacramento refere-se ao ato da confissão da parte do penitente, junto com a
palavra de absolvição do sacerdote e ao estabelecimento de certas obras que
deverão ser feitas pelo penitente. "A penitência é o sacramento pelo qual
os pecados cometidos depois do batismo são perdoados através da absolvição do
sacerdote". A Igreja sugere as seguintes formas de penitência: oração,
jejum, esmolas, obras espirituais e físicas de misericórdia, sofrimento nas
dificuldades e a obtenção de indulgências.
Na
doutrina pelagiana, cada homem nasce na mesma condição na qual Adão se criou,
continuando em vida na mesma condição em que nasceu. Deve-se evitar o mau
exemplo de Adão. "Declaro que o homem pode estar sem pecado, e que é capaz
de guardar os mandamentos de Deus" (Pelágio). E esta capacidade
permanece intacta depois, não só do pecado de Adão, mas também de todo e
qualquer pecado cometido pelo próprio.
A
resposta da Bíblia é: "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua
casa" (At 16.31). O homem não deve fazer nada para ser salvo. Isto, não
porque ele não deseja, mas porque Deus não aceita. O homem está corrompido pelo
pecado. E tudo aquilo que procede da natureza corrompida do homem merece a
condenação divina. "Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus" (Rm 3.23). Somente pela fé nós recebemos a salvação e descansamos em
Jesus Cristo.
A
fé envolve a totalidade da vida interior num ato de auto-rendição a Cristo.
A
fé envolve conhecimento que é a apreensão da verdade acerca de Jesus.
A
fé envolve convicção ou assentimento que é o reconhecimento de que Jesus pode
salvar.
A
fé também é confiança que é a nossa entrega ou a nossa rendição a Jesus.
A
fé é, portanto, o laço que nos une a Cristo.
CONCLUSÃO.
Todos
os homens sentem naturalmente que deveriam merecer a sua salvação e qualquer
sistema religioso que fornece alguma provisão nesse sentido, logo lhes parecerá
interessante. Mas a Bíblia corta pela raiz esse raciocínio: "Vem do Senhor
a salvação do justo". A salvação do homem se baseia unicamente nos
méritos de Cristo que sofreu e morreu pêlos seus. É por causa disto que Deus
pode exigir perfeição de todos os que entram no céu e, ainda assim, admitir no
céu aqueles que foram pecadores.
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