COMO AS PESSOAS SERÃO
SALVAS. I Co 9:23; Rm 10:13-21
Quando Paulo diz, "Como são bonitos os pés dos que anunciam a paz,"
ele cita Isaías 52.7. O ponto tem dois
aspectos.
os portadores
das boas novas
são preciosos e belos
os pregadores do evangelho são portadores das
boas novas de Deus. Pés formosos não são os
macios, de pedicure feito, bem-cuidados, bronzeados. A figura aqui é a daqueles
pés sujos, cansados, enrugados, duros como couro, cheios de cicatrizes de
caminhar muitos quilómetros em lugares remotos com as boas novas que de outra
forma não seriam ouvidas. os anunciadores
de boas novas são pessoas preciosas - das quais o mundo não é digno -
belos por seus corpos desgastados no serviço do Rei Jesus.
Deus enviou pessoas com as
boas novas
Outro ponto, quando dizemos "Quão formosos são os pés daqueles que pregam boas novas,"
é que realmente Deus tem enviado
pessoas com as boas novas. As condições foram cumpridas para
responsabilizar Israel por crer e clamar ao
Senhor pela salvação.
nos versos 14-15, Paulo menciona cinco atitudes na
responsabilidade de quem vai.
·
O pregador tem de ser enviado;
·
O pregador enviado tem de pregar as boas novas;
·
As boas novas pregadas têm de ser ouvidas;
·
As boas novas ouvidas têm de ser cridas;
·
A crença tem de ser uma fé que clame a Deus pela salvação.
Portanto, Enviar, pregar, ouvir, crer, chamar por Deus, mas o verso
17 acrescenta uma coisa mais específica. Depois de citar Isaías 53.1 no versículo 16 ("Senhor, quem
creu em nossa pregação?"), Paulo repete três dos cinco passos da
salvação, tornando um deles mais explícito: "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de
Cristo". Como podemos abençôar o mundo se não pela pregação do evangelho?
Temos, portanto a repetição de três passos:
crer (fé), ouvir, pregar. Mas aqui a pregação é definida: "da palavra de Cristo." É o mesmo
evangelho que Paulo pregou em todo o livro
de Romanos. É a palavra de Romanos 10.9: "Se, com a tua boca,
confessares Jesus como Senhor e, em teu
coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Para o homem ser abençoado pelo evangelho
deve tomar algumas atitudes:
a)
Invocar o senhor "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10.13).
Por
que Paulo menciona clamar pelo Senhor
como algo que precisa acontecer após crer no
Senhor? Não somos justificados pela fé tão-somente?
A razão pela qual Paulo menciona "invocar o Senhor", somado ao
"crer no Senhor" é porque tem em mente uma salvação maior do que a simples justificação.
Penso
que inclui toda a experiência de libertação, não somente da culpa do pecado, mas
também do poder do pecado e das muitas
tentações e provações, bem como do inferno e da ira de Deus no último dia.
Deus
ordenou que fôssemos justificados pela fé, mas que expressássemos essa fé repetidamente por toda nossa vida, de mil maneiras clamando ao Senhor por libertação e
ajuda.
Vemos isso repetido
muitas vezes nos salmos e nos evangelhos. Salmo 50.15: "Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e
tu me glorificarás." Salmo 91.15: "Ele me invocará, e eu lhe responderei;
na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o
glorificarei". Salmo 145.18: "Perto está o SENHOR de todos os que o
invocam, de todos os que o invocam em verdade". Deixo ainda um exemplo da vida de Jesus. O cego Bartimeu ouviu
dizer que Jesus estava vindo e
começou a clamar: "Jesus, Filho
de Davi, tem misericórdia de
mim!" E Jesus lhe disse: "O que você quer que eu
faça?" O cego respondeu: "Rabi, que eu veja." (Marcos 10.46-52). Jesus viu a invocação de Bartimeu como
evidência de sua fé e até mesmo aponta essa fé como tendo sido decisiva. Ao que
Jesus disse: "Vai a tua fé te salvou"
Paulo vê a questão da salvação aqui como as bênçãos totais provenientes de ter Jesus como Senhor por toda sua vida e pela eternidade.
b) crer no
senhor
Versículo 14:
"Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há
quem pregue?" Talvez você responda:
"Muitas pessoas invocam o Senhor nas
emergências mas não crêem nele. As horas mais comuns de ouvir nome de Deus ou de Jesus Cristo fora da comunidade
religiosa é quando a pessoa bate o martelo no dedo ou tem um acidente de carro.
Tais "chamados" não são de fé. São de ira e de emergências. Não
existe neles verdadeiro amor por Cristo. Neste caso, Cristo é apenas um paramédico habilidoso. que poderá desaparecer na
noite depois de ter feito o curativo.
O chamado que Paulo tem em mente é um chamado a Jesus Cristo como Senhor - nosso Senhor, não o estranho que aparece
para nos tirar de uma enrascada e desaparece em seguida. O homem precisa
desejar e clamar por essa bênção. Romanos 10.9 deixa isso bem claro: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". O
chamado que salva é invocar a Jesus como Senhor. Por isso que Paulo pergunta: "Como invocarão aquele em que não
creram?" Até que tenhamos crido em Jesus como Senhor, não poderemos invocá-lo
como Senhor.
Aqui fica bem fazer
quatro observações sobre a fé verrdadeira:
·
A fé
salvadora crê em Jesus como Senhor e o chama Senhor
desde o começo.
Vemos
isso principalmente em Romanos 10.9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu
coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Se
você não confessa Jesus como Senhor, você não está salvo. Romanos 10.9 deixa
claro que o "Senhor" a quem
invocamos nos versos 12 e 13 é o Senhor Jesus. É isso que a fé salvadora
faz. Invoca a Jesus como Senhor.
Algumas pessoas foram ensinadas que
sua experiência deva ser interpretada desta maneira:
aceitei Jesus como meu Salvador, e não mudou
muita coisa. Mais tarde, eu me entreguei a ele como Senhor, e
aconteceram mais mudanças. Essa não é uma
descrição bíblica do que realmente aconteceu. Mais bíblico seria dizer:
confiei em Cristo, mas entendia muito pouco sobre sua grande
salvação e reinado soberano em minha vida.
Era imaturo na fé e em meus afetos por Cristo. Mais tarde, tive experiências
que abriram meu coração cada vez mais às riquezas de Cristo como poderoso
Senhor e belo Salvador, e cada vez mais de
minha vida se conformou a ele.
Para alguns, isso ocorre em uma
série de eventos de crise; para outros,
acontece aos poucos e sem grandes crises. Mas será errado afirmar que exista fé
salvadora onde não houver submissão a Jesus como Senhor. A fé salvadora é fé no
"Senhor Jesus Cristo," mesmo se no começo entendemos muito pouco.
·
fé
salvadora é crê nos
fatos.
Isto
também fica claro por Romanos 10.9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus
como Senhor e, em teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".
A ressurreição de Jesus
dos mortos é um fato histórico. Realmente
aconteceu no tempo e no espaço
históricos. A fé salvadora crê nisso. Essa é a razão pela qual a fé em
Jesus como Senhor e Salvador é fraca em tantas pessoas. A fé verdadeira tem
suas raízes nos fatos, e para muitos os
fatos são desconhecidos. Os homens querem ser abençoados sem conhecer o Deus
que abençoa.
A
fé salvadora crê nos fatos, vendo-os como fatos que revelam a glória de Deus.
·
A fé
salvadora é mais do que acreditar em fatos
É também
confiança pessoal no que esses fatos significam: que Cristo
me salvou e cumprirá em mim todas as promessas salvadoras
de Deus, incluindo a alegria eterna junto dele. Tiago 2.19 diz: "Crês, tu, que
Deus é um só? Fazes bem.
Até os demónios crêem e tremem".
Os
demónios crêem que o Filho de Deus encarnou, viveu uma
vida perfeita como Cordeiro imaculado de
Deus, que morreu pelos pecadores,
ressurgiu dos mortos, reina e um dia os
lançará a todos no lago de fogo. Porém, tal crença não lhes adianta nada, pois são inimigos de Jesus. Eles
crêem e tremem.
A fé salvadora repousa
sobre os fatos. Descansa! Repousa. Sente segura e "em casa". A fé salvadora experimenta na alma confiança de que
tais fatos pagaram minha
dívida e providenciaram minha justiça, abrindo para mim o paraíso. A fé salvadora
é um repouso confiante no fato de Deus
me salva.
Fica claro aqui que a fé acontece
mediante a palavra. Versículo 17: "A fé vem pelo
ouvir e o ouvir pela palavra
de Cristo." Se você estiver em lutas, coloque-se dentro da palavra - o caminho de
ouvir a mensagem da
cruz.
Ouvir o evangelho de Cristo crucificado e ressurreto como cumprimento da
promessa At 3:26. Este é o meio que Deus usa para nos dar confiança de que
somos salvos por essa palavra que de antes já havia sido pregada.
·
fé
salvadora inclui uma satisfação espiritual
por tudo que Deus fez por nós em Jesus.
Pode chamar isso de elemento
emocional, ou afeti-vo,
ou uma prova espiritual que deleite seu coração com Cristo. Ou pode chamar esse aspecto
da fé de valorização ou entesouramento de
Cristo. Não importa o nome que dá. A
satisfação espiritual é uma parte essencial da fé. Poderia levá-lo a vários lugares para ver isso mais
claramente. Por exemplo, Filipenses 3.7-9. Aqui Paulo diz
que considera todas as coisas como lixo em comparação com o valor
insuperável do conhecimento de Jesus como
seu Senhor. Isso é ver Cristo como tesouro e seu evangelho como bênção. É estimar sua beleza e seu valor, isso faz parte dessa
fé que salva. Certamente temos de crescer nisso. Mas sempre existe uma semente disso na fé salvadora.
Ou
podemos ver João 6.35 onde Jesus declara: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim
jamais terá fome; e o que
crê em mim jamais terá sede". Isso significa que crer em Jesus é encontrar nele o pão da
vida e a água viva que satisfaz
os mais profundos anseios de nossa alma.
Portanto, a fé salvadora
não é apenas crer nos fatos, nem somente
confiança de que tudo vai sempre contribuir para o meu bem, mas também um senso
espiritual de que esse “bem” é o próprio Jesus Cristo e possuí-lo é melhor do
que a vida.
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