sábado, 14 de janeiro de 2012

ATOS, O MANUAL DE MISSÕES DA IGREJA












Atos, o manual de missões da igreja.

Objetivo da lição: Convencer o aluno de que o livro de Atos dos Apóstolos é o manual de missões da Igreja.

INTRODUÇÃO
Manual é um pequeno livro que contém noções essenciais de uma matéria. Qualquer objeto industrializado que você adquire hoje, vem acompanhado de um "Manual de Instrução".Nele você encontra a descrição técnica do produto, como funciona e como deve ser instalado. A garantia do produto pela fábrica, dependerá da observação correta desse manual. Ë por isso que nos manuais sempre aparece a expressão: "Siga corretamente as instruções. No caso de dúvida, consulte um representante autorizado".
A Bíblia é o manual de fé e prática do cristão. Ela é útil para o ensino, a repreensão, a correção e a educação do cristão. "O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos" (George Muller). A tarefa suprema do cristão e da Igreja é a evangelização do mundo.No Livro dos Atos dos Apóstolos temos um manual bíblico de evangelização. Ele narra os contínuos atos do Senhor Jesus Cristo, após sua ascensão, através dos apóstolos: "Escrevi o primeiro Livro, ó Teófilo, relatando todas as cousas que Jesus começou a fazer e ensina f (Atos 1.1). Quem escreveu? Lucas (Lc 1.1 -4). Para quem escreveu? À Teófilo, que ocupava um alto posto no governo romano. Como escreveu? Em dois volumes: Lucas e Atos. Ambos retraíam os dois estágios do ministério de Jesus Cristo. Em Lucas, relata todas as coisas que Jesus começou a fazer e ensinar até a sua ascensão. Em Atos, escreve sobre aquilo que Jesus continuou a fazer e a ensinar após a sua ascensão. Atos é, portanto, um manual daquilo que Jesus fez e ensinou através dos apóstolos, na Igreja Primitiva. O assunto principal é Evangelização e Missões.

O PROPÓSITO DO LIVRO DE ATOS.

O grande propósito de Lucas ao escrever Atos foi relatar o crescimento do cristianismo. Ele traça o progresso do evangelho, a partir de Jerusalém, onde teve início, até Roma, a capital do império. O versículo chave de Atos é: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, com em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra" (1.8). Em linhas gerais, este versículo contém um esboço do Livro:
O evangelho se propaga por toda Jerusalém e Judéia - capítulos 1-7;
O evangelho se propaga por Samaria e regiões vizinhas - capítulos 8-12;
O evangelho se propaga a terras distantes - capítulos 13-28.
Em outras palavras, missões locais, missões regionais e missões internacionais.
Podemos destacar seis divisões em Atos, nas quais aponta para o crescimento e desenvolvimento do evangelho:
1. De 1.1 -6.7-Nos fala da Igreja de Jerusalém e da pregação de Pedro; e finaliza com um resumo: "Crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé"
2. De 6.8 - 9.31 - Descreve a divulgação do cristianismo através da Palestina e o martírio de Estevão, que foi seguido pela pregação em Samaria. Finaliza com o resumo: "A Igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número".
3. De 9.32 - 12.24 - Inclui a conversão de Paulo, a Igreja de Antioquia e a aceitação de Cornélio, o gentio, na Igreja através de Pedro. O resumo é: "Entretanto a palavra do Senhor crescia e se multiplicava".
4. De 12.25 - 16.5 - Fala da propagação da Igreja na Ásia menor e da pregação pela Galácia. Finaliza: "Assim as Igrejas eram fortalecidas na fé e aumentavam em número dia a dia".
5. De 16.6 - 19.20 - Relata a expansão da Igreja na Europa e nas cidades grandes como Corinto e Éfeso: "Assim a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente"
6. De 19.21 - 28.31 - Nos fala da chegada de Paulo em Roma e de sua prisão ali. Termina com uma descrição de Paulo: "Pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as cousas referentes ao Senhor Jesus Cristo".
Fica claro que o propósito de Lucas era mostrar como o cristianismo começou em Jerusalém e chegou até Roma. Um grande erudito do Novo Testamento disse que o título de Atos poderia ser: "Como chegaram as Boas Novas de Jerusalém a Roma".
A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DE ATOS.
O livro de Atos é importante por duas razões: Por causa dos seus registros históricos Devido à inspiração contemporânea que nos traz.
Muitos estão querendo reviver as experiências e práticas da Igreja Primitiva, na Igreja contemporânea. Entretanto, se isso acontece podemos incorrer em dois perigos:
1.De sobrenaturalizar a Igreja Primitiva, esquecendo-nos de que ela cometeu e possuía graves erros;
2.De achar que a experiência da Igreja Primitiva é norma para as Igrejas de todas as épocas. Você já imaginou se todo mentiroso que está na Igreja hoje, recebesse o mesmo castigo que receberam Ananias e Safira? Ou que todo crente para se converter precisasse cair do cavalo e ficar cego como Saulo?
Podemos ver o livro Atos como um Manual de Missões para a Igreja Cristã contemporânea, Não na repetição ou tentativa das mesmas experiências da Igreja Primitiva, mas nos princípios espirituais normativos. Contemplando a igreja primitiva podemos ver a estrategia do Espírito Santo:
A obra missionária é produzida, motivada, dirigida e capacitada por Deus, através do Espírito Santo. "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo..." (M 1.8; 8.29; 10.19; 11.12; 13.2,4; 15.28; 16.6; 20.23).
A responsabilidade missionária é de cada crente. Individualmente cada crente é uma testemunha de Jesus Cristo. Testemunhar é falar aos outros o que Jesus tem feito em sua vida. "E sereis minhas testemunhas". (At 1.8; 4.20; 8.4; 28.31).
A visão missionária deve ser ampla: cidade, estado, país e o mundo inteiro. Visão missionária é visão do ponto de vista de Deus e não nossa. "E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra". (At 1.8; 9.31; 11.18; 23.11,-28.28).
A pregação da Palavra é o meio escolhido e determinado por Deus para produzir a fé no coração do incrédulo. "Ouvindo eles estas cousas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos irmãos?". (At 2.37; 6.4; 4.31; 8.35; 10.42).
A Igreja local deve coordenar o trabalho missionário recrutando, treinando, enviando, sustentando e recebendo relatórios dos missionários: "Ali chegados, reunida a Igreja, relataram quantas cousas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé". (At 14.27; 15.3-4; 21.17-19).
O método utilizado pela Igreja Primitiva para expansão missionária era o de organizar Igrejas locais. A Igreja pregava e reunia os convertidos em Igrejas locais, onde pudessem ser edificados e treinados para o serviço. (At 14.23; 11.19-26; 17.1-4; 18.11).
A obra missionária é a tarefa mais importante da Igreja, por ísso devemos dar para a obra missionária o que temos de melhor,
Os melhores obreiros (At 13.2),
os maiores recursos (At 20.35),
o melhor de nós mesmos (At 20.24).
A Igreja vivia em oração. A oração era o segredo espiritual, que alimentava a comunhão espiritual da Igreja Primitiva com Deus e consigo mesma. (At 1.14; 2.42; 4.31; 6.4; 9.11; 10.4; 13.2-3; 16.25; 20.36).

CONCLUSÃO

O Livro de Atos é o Manual de Missões da Igreja em todas as épocas. Nele descobrimos que a evangelização é a prioridade da Igreja.
O Espírito Santo é o grande executivo do trabalho missionário.
Ele separa os missionários,
reveste-os de poder e sabedoria espiritual,
mostra-lhes o campo de trabalho,
providencia-lhes os recursos para o sustento,
aplica a mensagem pregada no coração dos ouvintes, incorporando-os no corpo de Cristo.
Portanto, o livro de Atos dos apóstolos é na verdade o “os Atos do Espírito Santo". "Igreja de Cristo! Os relatos desses atos do Espírito Santo nunca foram completados.
Esse é o livro que não possui fim, pois os atos continuam pela igreja resgatada pelo sangue de Jesus, até a sua volta para em fim nos levar para junto de sí.
REFLETINDO SOBRE A OBRA DO SENHOR:
1. O que é mais importante: qualidade ou quantidade?
2. Qual a importância de Atos para a Igreja hoje?
3. "Tua incumbência única sobre a terra é salvar almas". João Wesíey.

Nenhum comentário: