domingo, 18 de abril de 2010

DESCOBRINDO O QUE JESUS SEMPRE FOI


ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS
DESCOBRINDO O QUE JESUS SEMPRE FOI

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.


Introdução.
O Evangelho de João, discípulo e apóstolo de Jesus Cristo, foi escrito em Éfeso por volta de 75 ou 85 d.C., para atender as necessidades espirituais do povo grego, que desejava conhecer um pouco mais sobre nosso Redentor. João ali morava com Maria, confiada a ele por Jesus por ocasião de sua crucificação.
Nesse Evangelho, João registrou sete sinais milagrosos praticados por Jesus, os quais evidenciaram a divindade, reivindicada pelo próprio Jesus ao afirmar "EU SOU" - expressão esta que revela o próprio Deus no Antigo Testamento. Aliás, ele deixou explícito seu propósito de provar essa divindade (20:30-31). Mostrou também a realidade física da fome, dor, cansaço e morte do Deus encarnado, que possuía as mesmas limitações humanas. Dessa maneira, João nos traduziu o real significado da expressão "e o Verbo se fez carne".
Olhando o tempo de nascimento de Cristo
O Verbo Eterno de Deus entrou no tempo e espaço. Veio habitar um lugar específico e usar o calendário, como nós. Mas se nos basearmos somente em nosso calendário, que marca o tempo depois de Cristo (d.C.), teremos a informação de que Cristo nasceu no ano zero e então começa o calendário. Mas, pelo que sabemos que Jesus entrou em Jerusalém em 32 e seu sacerdócio começou aos 30 anos, provavelmente o calendário já existia e assim Jesus teria nascido no ano 2 de sua época anos atrás.
Olhando a História de Cristo
Considerando todas essas datas em relação ao nascimento de Jesus, o veremos como alguém que nasceu e viveu há 2008 anos, assim sendo, nossa visão sobre ele não seria parcial e distorcida? Por exemplo, quando Jesus disse a alguns líderes: "antes de Abraão, eu sou" (João 8:58). Se Abraão viveu por volta de 2000 ou 1750 a.C., como poderia isso ocorrer? Contudo, se transcendermos o período de sua existência física, essa declaração se torna verdadeira, embora não aceitável pelos Judeus.
Para entendermos não só o versículo 1 como também os primeiros dezoito versículos do Evangelho de João teremos que ler o capítulo 20, versos 30 e 31:
"Na verdade fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome"
João conclui aqui sua tese de que Jesus é o Filho de Deus e que nele devemos crer. Agora, sabendo que Ele é o filho de Deus, por iluminação divina compreenderemos que Ele é Deus no verso 1 e 14.
Compreendendo a divindade de Jesus.
A palavra chave do primeiro capítulo, vista nos versículos 1 e 14 , é “Verbo”. Na cultura grega essa palavra (logos) era relativamente comum, indicando uma mente racional que regia o universo; um princípio racional e importante que se expressava criando e sustentando o universo, dando sentido à vida. Os gregos, mesmo como um potência em sabedoria, o máximo que chegaram no conhecimento da criação era que um “Logos”, uma palavra foi pronunciada e logo tudo passou a existir; já os Judeus por terem a palavra de Deus, já sabiam a tempos que esse Logos era Jesus. Como percebemos, a palavra Verbo (logos) concluiu o a tese dos gregos. E João, apesar de haver escrito para os gregos, era judeu e pensava como um judeu. A esse respeito, os judeus iam um pouco além do pensamento grego. Para eles, por trás daquela mente pensante crida pelos gregos existia uma pessoa - um Ser que pensava e criava as coisas! “Deus”.

JESUS COMO O VERBO DE DEUS. “ no principio era o verbo...
João começa seu Evangelho falando do princípio de todas as coisas. Quando afirma que no princípio era o Verbo, refere-se a Gênesis 1:1 - "No princípio criou Deus os céus e a terra". Mas o que é o princípio? Em João 1:2 vemos que o Verbo - essa mente ou razão - estava no princípio com Deus. Esse princípio é o tempo anterior à criação do mundo. No Salmo 90:2 - "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus" - o significado de princípio é "de eternidade a eternidade". Inicialmente, João quer dizer que a pessoa que conhecemos com o nome de Jesus Cristo já tinha existência nos tempos eternos passados, e, por isso, não surgiu há apenas dois mil e poucos anos atrás.
“ o verbo estava com Deus”
Esse Jesus - chamado de Logos, Razão ou Verbo - estava desde o princípio com Deus. A preposição grega usada por João no v.1 seria melhor traduzida por "diante de Deus", "perante Deus". O que ele quer nos transmitir?
Distinto de Deus o pai.
O texto nos indica que o Verbo é uma pessoa distinta de Deus e estava lá desde o começo. Em seguida mostra que o Verbo era Deus - que bela e aparente contradição! Afinal, o Verbo estava com ou era Deus? Podemos com toda certeza afirmar: as duas coisas juntas!
• Ele estava com Deus no sentido de ser uma pessoa distinta,
• Mas também era Deus, pois tinha a mesma essência, o mesmo "status", o mesmo poder, a mesma sabedoria - não era um Deus de qualidade inferior, um Deus de segunda classe.
• Jesus, antes de ser homem, já existia na eternidade. Estava com Deus e era Deus! Era uma pessoa distinta de Deus, mas ainda não com o nome de Jesus.
A OBRA DO VERBO O Intermediador da Criação
"...o Verbo era Deus." Jo 1:1; 3,4)
• Esta frase mostra que Jesus é Deus no mesmo sentido que o Pai é Deus. Jesus como o verbo já existia no princípio da criação.
• Jesus tem todas as características essenciais de Deus (Hb 1:3).
• Jesus é o criador de todas as coisas, portanto Jesus é o próprio Deus
Jesus não foi um quase Deus e nem tampouco um grande homem. Foi alguém que era o próprio Deus e que estava diante de Deus - pessoas distintas com a mesma essência. Para termos uma idéia de quem era Jesus, os versos 3 e 4 narram que Jesus foi o criador do que existe hoje no mundo e nada existiu sem que ele tenha participado. Foi Deus quem planejou, mas foi Jesus quem executou essa criação. As Escrituras, em Hebreus 1:2 falam: “nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo." Em Colossenses 1:16 diz
"pois nele foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele." Jesus deu existência ao mundo físico e ao mundo imaterial, que existem hoje.
Conclusão.
Portanto andar nos passos de Jesus nos faz seguros e cientes de que ele nos elegeu antes da fundação do mundo para descansar e andar nos seus passos. Andar nos passos de Jesus é testemunhar dele em nossa vida.

Nenhum comentário: