sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O PROPÓSITO PRINCIPAL DO HOMEM, A GLÓRIA DE DEUS

       O PROPÓSITO PRINCIPAL DO HOMEM, A GLÓRIA DE DEUS


Introdução.
Tirando principio de que Deus criou o homem para o louvor da sua glória, Qual o principal propósito do homem? Glorificar a Deus e ter prazer n'Ele para sempre".
·        Por que o homem está sobre a terra?
·        Por que Deus se preocupou em redimi-lo?
·        Qual o propósito da vida?
·        Como é que toda a Criação, hoje tão corrompida e deformada vai terminar, afinal?
·        Portanto como devemos viver o presente

I – devemos viver para a glória de Deus, 

Sl 16:8,9 "ó Senhor, tenho-o sempre à minha presença..."
1.   Isso se refere a dar glória a Deus. Ao fazer esta declaração, Davi está dizendo, em essência: "Em tudo que faço, minha atenção está sobre Deus. Faço tudo focalizando a Deus, para sua honra, glória e vontade".
2.   O versículo nove expressa o resultado dessa atitude: "Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta...", outra forma de dizer que ele encontrou grande gozo em Deus. Este era o padrão de Davi: viver sempre para a glória de Deus e consequentemente gozá-la para sempre. Por tanto,o supremo objetivo na vida de qualquer homem ou mulher deverá ser o de dar a glória merecida a Deus. E a grande conseqüência deste alvo é alegria ilimitada.
3.   Acredito que maturidade espiritual se resume numa vida concentrada e focalizada sobre a pessoa de Deus, até que se enleve e se integre em Sua majestade. O homem não cumpre seu propósito para com Deus até que ele O glorifique, e nem o cumpre no aspecto pessoal até que experimente gozo completo em Deus. Pois Ele promete que se nós O glorificarmos, Ele nos recompensará com alegria completa.

Devemos conhecer a Glória Intrínseca de Deus.

1.   O que significa glorificar a Deus? Podemos encará-lo na prática sob dois aspectos. O primeiro concerne à glória que Deus possui em Si mesmo. Quero dizer com isso que a glória de Deus é intrínseca à Sua própria natureza. Considere as palavras dos serafins em Isaías 6:3, "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia de Sua glória".
2.   Deus possui glória intrínseca em virtude de quem Ele é. Não é glória dada a Ele. Se o homem nunca tivesse sido criado, e se os anjos não tivessem sido feitos, será que Deus ainda seria um Deus de glória? Certamente que sim! Se ninguém
desse glória, honra ou louvor a Ele, será que ainda seria o Deus glorioso que é? Sem dúvida! Esta é a glória intrínseca - a glória da natureza de Deus. E a manifestação e a combinação de todos os Seus atributos (isto se vê claramente em Êxodo 33:18,19). Este aspecto da glória de Deus é tão essencial para Ele como o é a luz para o sol, ou o azul para o céu, ou o molhado para a água. Não há necessidade de se mandar que o sol brilhe, pois ele o faz naturalmente. Não se faz com que a água se molhe - ela já é molhada. E nem é preciso pintar de azul o céu, pois esta é a sua cor em nossa atmosfera.
3.   Também é assim com a glória de Deus. Não podemos oferecê-la a Ele e nem diminuí-la: Ele é quem é. Ele é a perfeita harmonia de todos os Seus atributos — "o Deus da glória" (Atos 7:2).  Se vivermos como bem entendermos, isso não afetará a Deus, mas poderá afetar o testemunho a respeito de Deus no mundo. Dizemos que Deus tem glória intrínseca porque é um glória pela qual nada podemos fazer – nem aumentá-la e nem diminuí-la.
4.   A glória de Deus está em Sua essência, em Sua natureza. Está no Seu ser, tão parte dEle como Sua graça, Sua misericórdia, Seu poder e Seu conhecimento. Todos infinitos. Só podemos reconhecer, e dizer: "É verdade. Deus é glorioso!"

O NOVO TESTAMENTO TESTIFICA COM O ANTIGO A GLÓRIA DE DEUS Salmo 24:7-10),

·        O Novo Testamento apoia o conceito da glória em Jesus. Foi dito em relação a Jesus Cristo que Ele é a glória em carne (João 1:14). A ressurreição de Lázaro ilustra a glória do Salvador. Lembre-se de como Jesus se demorou além do Jordão até saber que Lázaro estava morto. Jesus amava profundamente a Lázaro, mas esperou por sua morte para fazer um milagre.
·        Quando o Senhor ordenou que removessem a pedra tumular, Marta protestou. Mas Jesus respondeu "Não te disse eu que se creres verás a glória de Deus? " (João 11:40). O que era, neste caso, a glória de Deus? Que atributo seria demonstrado? Poder — o mesmo grande poder usado na Criação — seria neste momento demonstrado com a ressurreição de Lázaro.
·        Marta não deu a glória a Deus. É algo que Ele já possuía. Mas neste momento, Sua natureza seria revelada em glória. E o foi. Em João 17:24 Jesus orou, "Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam comigo também os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferis-te..." A resposta a essa oração será cumprida em Apocalipse 21:23, que 12 descreve a Nova Jerusalém como não tendo necessidade de sol ou lua, "pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada". Isso demonstra de maneira belíssima que a glória é parte essencial e intrínseca da própria natureza de Deus. Já que isto é verdadeiro, a glória de Deus é algo que Ele não dá ao homem. Isaías 48:11 declara: "A minha glória não dou a outrem". Deus não distribui Sua própria natureza.
·        Jesus coloca dentro de nós a Sua glória, mas jamais a coloca sobre nós e nem dentro de nós se não estivermos nEle. Quando Deus dá de Sua glória ao crente, é Ele mesmo quem vem habitar em sua vida. Mas a glória não é nunca do receptor, pois Deus não Se despe da Sua glória. Podemos usar a ilustração do anel que Faraó deu a José. Ele o tirou e deu a José, colocando também uma corrente de ouro sobre o seu pescoço (Gn 41:42). "Somente no trono eu serei maior do que tu", declarou Faraó (v.40). Em outras palavras: "Eu te darei um anel e uma corrente, mas o trono continua sendo meu". Assim também Deus não Se desfaz de Sua glória. Temos, portanto, o primeiro aspecto de nossa definição do que seja a glória de Deus.
·        É intrínseca a Ele e somente Ele a possui.
·        É a soma de Seus atributos.
·        Não pode ser diminuída.

Um comentário:

Unknown disse...

A IMPOTÊNCIA DE DEUS
Deus pode tudo, mas não exatamente tudo! Pode criar, pode destruir. Pode aperfeiçoar, pode escolher e fazer do lixo um grande anjo. Ou ao contrário, fazer de um grande anjo, um lixo. Porque afinal... É Deus! Mas há um “tendão de Aquiles” em Deus, e esse tendão é o coração de suas criações. O coração é um lugar intocável por Deus, porque é o que há de mais individual e de posse plena de quem o tem.

Por piores que sejam as penas ofertadas com tanto carinho por Deus, um coração não muda. Ele é o que é e sente o que sente. E quando é transformado, a única maneira que Deus tem para “acabar” com o sentimento do coração e destruindo-o por completo juntamente com sua “obra” que sem querer, foi muito mal feita. Afinal! Deus também tem seus momentos de falhas e erros.

Não pense que estou dizendo que Deus é igual ou inferior ao diabo, pois o diabo não passa de uma marionete nas mãos de Deus, com grandes finalidades para testar os seus filhos ainda a caminho da perfeição.

Eu sou um escolhido, escolhido para ser infeliz, amaldiçoado e odiado por Deus. Não tenho saídas e só o que me resta é esperar que Ele se indigne em me enviar para o breu, onde nunca mais serei detectado como tendo sido um “ser vivente”. Lá me perderei para sempre e até Deus esquecerá que um dia eu existi. Essa será a minha maior glória.

Lembre aos seis fiéis, que eles jamais devem deixar de seguir as mensagens de Deus que o senhor com tanta sabedoria sabes divulgar. És um abençoado em todos os sentidos e lhe admiro muito, desde o dia que o conheci. Que Deus lhe abençoe em dobro, aproveitando esse desejo oposto ao que sempre sentiu por mim, ou seja, me odiou.

Seja sempre essa pessoa boa e caridosa, pois seu lugar ao lado de Deus é certo, assim como o meu lugar no breu ou ao lado do diabo também é certo. Mais uma vez... Que Deus sempre o abençoe.

Assinado: Um grande admirador.