domingo, 31 de janeiro de 2010

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS 5




ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS
PORQUE DEVEMOS ANDAR NOS PASSOS DE JESUS?
PORQUE PARECER COM CRISTO É NOSSO DESTINO

“PORQUE OS QUE DANTES CONHECEU TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÊNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS”. RM 8:29

PROPÓSITO DE DEUS PARA AQUELES QUE O AMAM SEMPRE FOI ANDAR JUNTINHO DELE. 8:28-30.

Paulo começa com um axioma (palavra de origem grega que significa: algo evidente ou que não pode ser contestado) básico: “Sabemos”. Depois ele declara esta verdade: “Todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Paulo coloca a frase "aqueles que amam a Deus" primeiro, para que não haja dúvidas sobre os que estão envolvidos nas "cousas que cooperam para o bem". Em outras palavras, essas coisas são para aqueles que: continuamente expressam amor a Deus tanto por meio de atitude quanto por atos; Aqueles que são chamados segundo o propósito (plano ou decreto).
A cha­mada e a eleição são colocados lado a lado “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo II Ts. 2: 13, 14; “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada II Pe. 1: 10. Quando Deus fez a chamada, à focalizou sobre o destino eterno “Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.” II Ts. 2: 14. O crente deve sentir – se privilegiado por andar nos passos de Jesus. Ele (tal crente) tem uma vida terrena de liberdade e santidade em Cristo “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor” Gl. 5:13; “Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” ITs.4:7.
“Aos que de antemão conheceu” v 29. Paulo aqui está pensando em um gru­po — composto de indivíduos certa­mente - mas, não obstante, um grupo de indivíduos que constituem um todo incorporado. Isto é idêntico ao pro­cedimento do apóstolo em Ef. 1: 4, onde ele diz: Como também nos (plural) elegeu nEle (isto é, em Cristo). Cristo é o Eleito ou Escolhido pelo pai para ser amado e sacrificado como oferta para aplacar a ira de Deus com os homens, “saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a Ele ouvi”.Lc. 9: 35;, e mesmo assim o homem não sesensibilizou com tamanha abnegação entrega total por parte de Cristo “E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus”. Lc 23: 35. Nesse andar juntos com Jesus, temos o privilégio sermos, além de eleitos de Deus, sermos pedras vivas,casa espiritual, sacerdócio santo “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo” I Pe 2:4a. Porém não devemos esquecer o objetivo final que é oferecer a Deus sacrificios espirituais, “para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”, 4b.
O andar com Jesus nos fortalece pois Ele é a nossa rocha, a nossa pedra de esquina, preciosa, onde nos apoiamos e que foi prometida para quem nela crer não ser confundido, não importa o que dizem dela jamais seremos confundidos. “Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, I Pe. 2:4-6. e os crentes - aque­les que pertencem a Deus — são eleitos ou escolhidos nEle (isto é, em Cristo), portanto andar com Jesus é privilégio só do crente.

O PROPÓSITO DE DEUS PARA AQUELES QUE O AMAM SEMPRE FOI CONHECÊ LOS ANTES. V 29

A expressão “de antemão conheceu” tem como seu ingrediente básico o conhe­cimento prévio. Este grupo de indivíduos, os membros desse todo incorporado, são dantes conhecidos, em que sentido?
São dantes conhecidos, tendo lugar distinto no plano ou propósito de Deus (Rm. 8: 28); Eles têm um papel a executar no plano divino.
Qual é o seu destino? Aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à ima­gem de seu Filho (v. 29). A decisão de Deus aqui, é que aqueles que compõem este grupo sejam semelhantes a Seu Filho.O número não é pequeno, mas por foi para esse grupo que Deus decidiu isto “dantes” para que o Seu Filho pudesse ser o primo­génito entre muitos irmãos. O termo pri­mogénito significa o mais alto em hie­rarquia ou posição. Que Cristo é supremo ou primeiro, Paulo esclarece em Cl. 1:18; "E ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogénito de entre os mortos, para em todas as cousas ter a primazia". A supremacia é sobre e entre muitos irmãos - aqueles que re­cebem a abundância da graça e o dom da justiça (Rm. 5: 17) O posto de Cristo como primogénito, mostra que Ele é o cabeça exaltado da nova humanidade - como o segundo Adão (Rm. 5: 12-21; I Co. 15:22). Portanto, andar com Jesus, o segundo Adão, é ter a certeza de não perecer eternamente

O PROPÓSITO DE DEUS PARA AQUELES QUE O AMAM SEMPRE FOI A GLORIFICAÇÃO. V 30

A força desta parte foi colocada sobre a ação de Deus - Seu plano e a realização do Seu plano sempre esteve em sua mente,(v 30). Observemos que verbos: chamou, justificou e glori­ficou relacionam-se com o plano (eterno conselho de Deus) e a execução do Seu propósito. Tendo Deus um plano, ou propósito - resumiu todas as coisas e reuniu em Cristo, as coisas do céu e da terra “De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; (Ef. 1: 10, 11), Ele é capaz de operar conjuntamente para o bem daque­les que O amam.
E ao se perguntar porque Deus fez tudo isso, A única resposta huma­na mencionada é
o amor de Deus pelos seus.
Portanto, quanto mais andamos com Jesus mais nos parecemos com Ele, temos intimidade com Ele, somos úteis a Ele e ao próximo. Andar com Jesus faz parte do nosso relacionamento com Deus na pessoa Dele. Há uma música que diz: “ovelhinha de Jesus Cristo ande bem pertinho do bom pastor, Ele deu pra você a vida ele quer salvar você com muito amor” vamos entender esse “salvar” como não só que Ele dá a vida eterna, como liberta a cada momento de nossas tribulações. Portanto Procuremos andar bem pertinho do bom pastor.. Temos uma nova vida e essa vida é inteiramente de Cristo, a Ele seja a honra e glória. Que Deus nos abençoe

Nenhum comentário: