domingo, 18 de abril de 2010

COM UMA MISSÃO E UMA INTENÇÃO MULTIPLICADA

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS

COM UMA MISSÃO

E UMA INTENÇÃO MULTIPLICADA

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.(João 17:18)

Introdução.

O livro de Atos dos Apóstolos nos apresenta o enraizamento e a expansão do evangelho nos primórdios da cristandade: começa com a ascensão de Jesus aos céus e a divulgação do evangelho a partir de Jerusalém, chegando finalmente a Roma, onde o livro termina.
Proposição.

Assim o esforço da intenção missionária de Jesus foi declarado para todas as gerações.

Como podemos entender toda essa intenção missionária, se não colocar os nossos olhos nos registros sagrados?

O livro de Atos nos ensina como tudo isso aconteceu.

I – Com a trajetória da igreja começada em Jerusalém (1.1–6.7);

1. Jesus já ressuscitado reuniu-se com os seus discípulos durante 40 dias.

2. Jesus, ao ascender ao céu reafirma a promessa do Espírito Santo (v 4),

3. a fim de que os seus discípulos se encham do poder de Deus para pregar e fazer missões (v 8).

II – Com a firmeza dos apóstolos em anunciar o evangelho.cpt. 2

1. A despeito das perseguições, os apóstolos resolveram sair para anunciar (2: 14-23)

2. A intenção de Jesus foi literalmente multiplicada e os novos discípulos testemunhavam todos os dias, não cessavam de ensinar e anunciar a Jesus Cristo: nas ruas, nas casas, nas vilas, cidades, ensinando e proclamando intensamente o evangelho.

3. Todos, indistintamente, estavam empenhados em organizar novas igrejas, obedecendo a um plano de avanço missionário. E hoje, o que estamos fazendo em prol da evangelização local e universal? Será que podemos dizer que essa intenção de Jesus está sendo multiplicada?

III - Com a extensão do Cristianismo na Palestina (6.8–9.31)

1. Aqui mais um múltiplo aparece, é conversão de Saulo de Tarso até a introdução do evangelho em Antioquia da Síria (9.1–11.19).

2. Depois vem a campanha de Paulo na Galácia (13.14-16 –16.6); a proclamação do evangelho na Europa (At 16.8–18.18);

3. Até a chegada de Paulo a Roma, a capital do Império Romano (19.21–28:30,31).

Conclusão.

No livro de Atos há exemplos de toda experiência e de todas as circunstâncias que envolvem os obreiros de Cristo multiplicando a intenção missionária de Jesus. O livro não termina com uma história completa. A narrativa é interrompida de maneira abrupta, deixando Paulo em Roma, a maior metrópole do mundo, “pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum”. Apta conclusão, pois a obra ficou inacabada e as atividades dos missionários continuariam até à consumação dos séculos. Hoje os múltiplos da multiplicação da intenção missionária de Jesus somos nós, nós somos as dízimas deste produto, na multiplicação de números decimais arredondamos os números após a vírgula para mais ou para menos, mas em relação a sermos o produto da intenção missionária de Jesus o arredondamento é pra mais. Que possamos pensar em nossa situação como pregadores do evangelho, somos nós os responsáveis pela propagação das boas novas de Jesus.

Nenhum comentário: