domingo, 18 de abril de 2010

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS

DESCOBRINDO

DE FATO QUEM É ESTE?

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Jo 1:14 Marcos 4.35-41


QUEM É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?

Os discípulos se viram em uma grande situação de risco, crendo que até morreriam “...não se te dá que pereçamos?” Mas ao acordarem Jesus, pois este se encontrava dormindo em meio a adversidade, testemunharam o que os olhos humanos jamais tinham visto. Diante deste milagre eles fazem uma extraordinária pergunta: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? Observando atentamente o Texto Sagrado conseguiremos responder a esta indagação, pois a Bíblia fornece subsídios para tal pergunta. Destacaremos ao menos três.

A primeira se encontra no próprio texto nos versos 37 e 38. “E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?” A situação em que os discípulos se encontravam era de caos. Uma situação que marinheiro, pescador ou velejador deseja nunca passar na vida. O mar hiper agitado, as ondas descontroladas no seu compasso, água entrando no barco, sensação de morte iminente, porém Ele estava lá mostrando que ele é aquele que estabelece ordem em meio ao caos. Qual é o seu caos? Desemprego? Filhos rebeldes? Perdas? Ele pode organizar e reorganizar sua vida.

A segunda é que ele é o mediador de uma nova aliança. Em Hebreus 8 relata a transição da velha aliança para a nova aliança. Com destaque para o verso 6 que diz: “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas”. Tendo a velha aliança sido quebrada pelo homem, tornando-a inválida, esta caducou. Agora por meio de Cristo a nova aliança alcança validade, pois Cristo a seu tempo cumpriu a lei em nosso lugar, ou seja, no meu e no seu lugar .

E por último, respondendo a pergunta dos discípulos de quem é este que até o vento e mar lhe obedecem, a Bíblia responde que Ele é o salvador da humanidade. Em Atos dos Apóstolos 2.38, Pedro em seu discurso público nos diz a plenos pulmões: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. O apóstolo João em seu evangelho coroa este assunto com a mais famosa declaração de amor à humanidade: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Obviamente temos na Bíblia outros títulos dados a Cristo que responde bem a célebre pergunta dos discípulos, mas creio que estes três retratam bem a pessoa e a obra de Cristo, nunca se esquecendo da grande prova de amor que de Deus nos foi dada: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.Romanos 5.8

Nenhum comentário: