quarta-feira, 17 de março de 2010

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS 11 COMO A HUMILDADE DE CRISTO DEVE NOS IMPACTAR?




COMO A HUMILDADE DE CRISTO DEVE NOS IMPACTAR?
EM NOSSAS AÇÕES

Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Fp 2:7,8

O que essas três verdades nos ensinam? Que precisamos ter o mesmo sentimentos
Introdução.
Na semana passada vimos que devemos ter o mesmo sentimento que Cristo teve, ou seja, mantenhamos essa intima disposição uns para com os outros que foi exemplifi¬cada em Cristo Jesus. Que embora no seu estado pré-encarnado possuísse as qualidades essenciais de Deus, ele não considerou o seu status de divina igualdade um pré¬mio a ser egoisticamente entesourado. Veremos 4 verdades que a humildade de Jesus nos impacta.
I – CRISTO SE ESVAZIOU “ Antes a si mesmo se esvaziou” v 7
1. Evaziar-se no sentido da palavra significa tirar de dentro de um recipiente toda a substância.
2. Mas no que se respeito a Cristo, o seu esvaziamento não foi no sen¬tido metafísico (que ele tenha se despojado de seus atributos divinos), mas é uma "expressão pitoresca da to¬talidade de Sua auto-renúncia" em não usar de seus atributos divinos.
3. Para o sucesso de sua missão era necessário que Ele, Deus, se tornasse homem. "por¬quanto derramou a sua alma na morte". (Is. 53:12), Cristo esvaziou-se assumindo a forma de servo, tornandose em semelhança de homens.
II - ASSUMIU A FORMA DE SERVO v 8
1. Ao contrário do primeiro Adão, que fez uma tentativa frenética de alcançar posição de igualdade com Deus (Gn. 3:5), Jesus, o último Adão (I Co. 15:47), humilhou-se e obediente¬mente aceitou o papel de Servo Sofre¬dor.
2. O ato da humilhação não parou na encarnação, mas continuou até as profundezasa da morte.
3. Quando Jesus morreu na cruz, Ele pôs de lado todos os direitos pessoais e seus interesses a fim de assegurar o bem estar dos outros. Ele se tornou em maldição pela forma de sua morte “ cruz” Gl 3;13
III - CONSEQUÊNCIA DESSA ATITUDE DE CRISTO V 9
1. Deus o glorificou. V 9 “ Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo o nome.
2. Deus o elevou. At 5:31 “ Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. AT 5:31
3. Deus o glorificou. Hb 5:5 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Hb 5:5
IV - NOSSA ATITUDE DEVE SER COMPATÍVEL COM A DE CRISTO.
1. Silenciando diante dos ataques e críticas para não provocar ira ou escandalizar o próximo. Moisés silenciou ante os ataques de ira de sua irmã e não se defendeu (Nm 12:1-3).
2. Precisamos ficar atentos para medir e irmos medindo o quanto há da Humildade de Jesus em nós . Aprendemos com Moisés que precisamos atentar para as nossas REAÇÕES quando atacados, quer estejamos certos ou errados.
3. Precisamos entender que a Humildade é uma atitude de um coração consagrado a defender a obra de Deus e muitas vezes a passividade nem sempre revela Humildade. Portanto a humildade pode se apresentar também de um modo “ousado”. Jesus não deixou de ser humilde quando entrou no templo e derrubou as mesas dos cambistas (Mateus 21:12).

CONCLUSÃO.
• Portanto, se queremos que a humildade de Jesus nos impacte, devemos deixar que Ele trabalhe em nós.
• Que Ele viva em nós e nós nEle
• Devemos nos perguntar se Jesus faria o que fazemos.
• Se Jesus aprovaria o que planejamos e executamos. Um vez que observarmos tudo isto, ai devemos ficar firme.
• Ser humilde é falar a verdade sem se exaltar.
• Ser humilde é aceitar a verdade se exaltar.
• Ser humilde é amar imerecidamente as pessoas.

Nenhum comentário: