quarta-feira, 12 de maio de 2010

Andando nos passos de Jesus, exercitando a santidade na tentação de ser egoísta

Andando nos passos de Jesus, exercitando a santidade na tentação de ser egoísta

“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.” Cl 2.6, 7,

Introdução.

Existem os que são vencidos pela tentação e os que as vencem.

Os Vencidos são os do mundo sem a salvação por Cristo. - O próprio Jesus disse em Jo 8.44, “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.

Os Vencedores são os no mundo com a salvação por Cristo – Para esses Jesus disse em I Jo 5: 4,5, “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

Todos os homens começaram as suas vidas neste mundo, mortos para o bem: Rm 3.10-18. E somente a misericórdia e o grande amor de Deus trouxeram a salvação desta escravidão a Satanás, desta morte do pecado: Ef 2.1-10.

Como cristão como devemos vencer a tentação? Como lidar com ela?

Exercendo a nossa santidade. Eu gostaria de meditar junto com os irmãos em cinco verdades que mostram a nossa santidade em ação diante da tentação..

I - RECONHECER O QUE É TENTAÇÃO GL 5.16,

1. Somente refletindo sobre a realidade da tentação podemos reconhecê-la como algo que destrói a nossa espiritualidade. A ignorância não conduz à espiritualidade e vitória sobre a tentação. É preciso que saibamos o que ela é. E lutemos O Espírito Santo habita no Cristão e guerreia contra a carne. Se o Cristão anda no Espírito, não cederá aos desejos da carne. A palavra carne aqui no texto significa a nossa vontade, o nosso “eu”; o meu interesse egoísta de conquistar o que quero não importa o que irei fazer, contanto que eu alcance o meu objetivo.

2. A tentação é sempre mais forte nós, por isso Jesus nos oriente a vigiar e orar (Mt 26:41) quando o crente peca, ele perde a comunhão com Deus e para restaurá-las é necessário a confissão e abandono I Jo 1:7-10.

3. Davi também ora a Deus reconhecendo a sua fraqueza (Sl l39:4); ele nos ensina que o Senhor sonda-nos e conhece o nosso coração (Sl 139:23,24). Para nós é interessante sabermos que toda tentação de Satanás que vem para nos destruir. É “grande” (Ex 32.31), Moisés considerou um grande pecado a atitude do povo, é mau e contaminador (Mc 7.21-23) Jesus adverte que muitos estão vivendo enganados hoje e no dia do trono branco estarão diante do Senhor Juiz e não haverá mais prorrogação..

II - RESISTIR TODA TENTAÇÃO – Tg 4.7,

1. Devemos ter o entendimento para recusar e rejeitar a duvida, o engano, a destruição (I Pe 5.9, I Tm 6.12). A nossa firmeza em Cristo nos faz forte o suficiente para resistir ao diabo. Resistir a tentação não é ficar frente a frente com ela e sim passar por longe.

2. Repugnar-se com qualquer tentativa do diabo de desviar a nossa atenção (Ef 4:27). A tentação Por menor que seja ela sempre terá o objetivo de nos tirar dos caminhos do Senhor principalmente se dermos lugar ao diabo.

3. Revestir-se da armadura de (Ef 6.11-13), precisamos da armadura de Deus porque a nossa luta é uma luta desigual, a carne contra o espírito. Revestir-se é se deixar envolver pela proteção de Deus. Precisamos nos fortalecer em Cristo.

III - RECORRER A DEUS

1. “Chegar-se a Deus, com a certeza que ele se chegará a vós Tg 4.8,. Abraça o socorro das Suas promessas. O Senhor está perto quando clamamos (Sl 145.18). por isso devemos nos desprender de tudo o que nos leva a estar mal co Deus.

2. Somos luz e e como luz viveseparada da escuridão, que sejamos nós também. II Co 6.14-7.1,

3. Temos uma responsabilidade de abençoar a nossa nação com o nosso testemunho. II Cr 7.14. a promessa de Deus é de ouvir perdoar os pecados, e sarar a nossa terra. Daí vemos a intensidade d a nossa responsabilidade.


IV - AFASTAR-SE DA TENTAÇÃO Pv 4:10-17

1. Se quisermos mostrar temos a Deus devemos nos afastar de toda a tentação (Pv 3.7), nesse versículo há três imperativos: “Não ser sábio nossos próprios olhos; temer ao SENHOR e aparta-se do mal. A tentação não tem influencia quando estamos longe dela. Por isso então: “Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo” é o que diz Pv 4:15.

2. O salmista clama a Deus pelo livramento (Sl 143.9); ele reconhece o Senhor como o seu esconderijo a igreja é exortada a fugir da idolatria I Co 10.14, de que modo um igreja se torna idólatra? Quando os membros em particular o são.

3. É também exortada a (II Tm 2.22) fugir das paixões da mocidade; seguir a justiça, a fé o amor e a paz com os irmãos consciente de comunhão com Deus.

V - REAJUSTAR OS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES – Pv 4.23,

1. Se do coração procede o que contamina o homem, então o homem que recolha, refrei, e mude os seus pensamentos e os seus sentimentos para o que é reto, (Fp 4.8), o que é verdadeiro, o que é honesto, justo, puro, amável, de boa fama, se cremos que há alguma virtude, ou algum louvor, nisso devemos pensar.”

2. Os nossos desejos nos traem e nos ínsita a tentação, por isso ninguém é responsável pelo meu pecado (Tg 1.14, 15). “eu pequei”, disse Davi quando confessou p seu pecado a Deus. Disse também o filho pródigo’Pequei contra os céus e perante ti...(Lc 15:18,21)

3. A tentação é o objeto da nossa concupiscência, que Depois, a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte, por isso é que o salário do pecado é a morte.

Conclusão

A verdade é que tentação vem.

· Satanás não consegue agir diferente da sua própria natureza pervertida.

· Ele não deseja ver Deus com a glória.

· Ele deseja usurpar a glória de Deus. Ele tentou há muito tempo; “Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. (Is 14.14).

Portanto se reconhecermos o que é tentação; resistira ela; recorrer a Deus e afastar-se da tentação, seremos os Vencedores que vivendo no mundo estamos afastado de suas concupiscências.

Nenhum comentário: