quarta-feira, 12 de maio de 2010

EXERCITANDO A SANTIDADE NA TENTAÇÃO DE SER BEM SUCEDIDO.

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS,EXERCITANDO A SANTIDADE
NA TENTAÇÃO DE SER BEM SUCEDIDO.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. I Tm 6:10.

I - DEVEMOS DESENVOLVER A PACIFICAÇÃO

Deus quer a nossa unidade – Jo 17.23.

Jesus na sua oração sacerdotal conversa com o pai a respeito da sua igreja. Uma das maiores preocupações de Jesus sempre foi a unidade, a começar pela unidade trinitariana. Um povo unido trabalha melhor para o Senhor. A união da formiga é um grande exemplo de ser que trabalha em conjunto para ter bons resultados. O elo com Deus na pessoa do Senhor Jesus nos proporciona:

· Sucesso na obra,

· Perfeição espiritual

· Revelação da missão de Jesus

· Revelação do grande amor de Deus por nós

O nosso crescimento deve ser submisso a um andar em santidade.

Deus quer a nossa lealdade.

“Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” Tt 2.10

A palavra defraudar significa cometer fraude, falsificar, ou até mesmo adulterar a verdade. Paulo escreve a Tito e o exorta a ensinar ao povo e viver uma vida diferente. O mundo em que vivemos é comum vermos exemplos de defraudação o tempo todo na sociedade em que vivemos. Mas a bíblia nos ensina que vivemos no mundo, mas não somos do mundo, portanto não devemos nos envolver com as coisas do mundo. A nossa lealdade adorna a doutrina que aprendemos, a nossa conduta cristã mostra a importância do Deus que cremos.

Deus quer a nossa harmonia – I Co 1.10

“A união faz a força”; ditado popular que na prática significa que se estamos no mesmo pensamento atingiremos o mesmo objetivo, o crescimento da obra de Deus e a fortificação da igreja do Senhor. Uma igreja contendedora não terá vida longa, logo se destroçará, pois um cordão com as suas partes individualizada não tem firmeza e logo se parte, porém quando as dobras estão juntas são capazes de sustentar uma força superior ao que quando com um só fio. Isso nos lembra a nossa conduta como cristão.

Deus nos recriou em Cristo para sermos novas criaturas, como novos desejos, novos objetivos, exalantes do bom perfume de Cristo.

A igreja de Corinto passava por uma situação difícil onde todos queriam ter a sua verdade e sua liderança (I Co 1:10-13).

O grupo de Apolo pare­ce que era um grupo que preferia um es­tilo mais polido e retórico do talentoso alexandrino. Existem muitos membros modernos desse tipo de facção.

O partido de Cefas ao que pa­rece duvidava das credenciais de Paulo, preferindo manter o elo com Jerusalém através de Pedro.

Aqueles que eram de Cristo desprezavam qualquer liga­ção com os outros, formando assim um partido isolado. Paulo desaprovava este tipo de conduta.

As palavras iniciais são um ape­lo para o bem da união. Sejais inteira­mente unidos, na mesma disposição mental. Não poderemos ser bem sucedidos não exercitarmos a nossa santidade.

II - DEVEMOS DESENVOLVER A SANTIFICAÇÃO

Rejeitando o prazer do vício.

“ Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” Mc 7.23 Jeremias 17 : 9 diz que o nosso coração é enganoso perverso; e impossível de se conhecer. É nele que está a fonte de nossas emoções. uma busca desenfreada e obstinada de sucesso a todo custo, sem esperar no Senhor tem sido o vício da sociedade, da qual devemos nós, os santos, sermos separados em atitudes. "Plantar, construir, comprar e vender. Todas estas coisas podem ser perfeitamente legítimas e benéficas, mas o poder que hoje está por trás delas pressiona os homens até que estes fiquem desnorteados e percam o equilíbrio. A força maligna que move o sistema do mundo tem precipitado uma condição hoje em que podemos ver dois extremos: o primeiro é a total incapacidade de vivermos somente com o que ganhamos, e o outro, a incomum oportunidade de juntar riquezas. Por um lado, muitos estão em profundas dificuldades financeiras sem precedentes; por outro, muitos encontram oportunidades de enriquecer, também sem precedentes. Ambas as condições são anormais. O livro de Apocalipse revela que Satanás estabelecerá seu reino do anticristo no mundo político, religioso e comercial. Ao entrar em contato com qualquer uma das unidades de seu sistema, deveríamos pensar nisso duas vezes..." quantas pessoas se viciam em diversas atividades e delas fazem o seu deus. Rejeitando o prazer fácil ficamos com o desafio de com nossas obras glorificar a Deus.

Rejeitando o prazer da carne.

“Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, viverei’ Rm 8.13

É de vital importância que o crente não viva na carne, até bem porque aquele que vive na carne vive na morte e o crente já ganhou a vida em Cristo Jesus. Quando Paulo fala de obras da carne ele está pensando nessa situação, em que na ância do sucesso muitos têm esquecido de Deus, colocando os seus anseios profissionais em primeiro lugar e Deus, se sobrar “encaixarei em algum lugar na minha vida”. Esse tipo de conduta na verdade é uma conduta morta. E não é adequada para o povo de Deus.

Os desejos da carne podem causar grandes prejuízos. Foi o que aconteceu com Davi. Confirme a palavra em II Samuel 10. Conhecemos um Davi abençoado, guerreiro, vencedor. No versículo 6 “ Vendo pois os filhos de Amom, que se tinham feito abomináveis para Davi, enviaram os filhos de Amom, e alugaram dos siros de Bete-Recobe e dos siros de Zobá vinte mil homens de pé, e do rei de Maaca mil homens e dos homens de Tobe doze mil homens.” Nesta passagem, verifica-se uma união de reinos para lutar contra Davi. No versículo 19 “ Vendo pois todos os reis, servos de Hadadezer, que haviam ficado mal diante de Israel, fizeram paz com Israel, e o serviram: e temeram os siros de socorrer mais aos filhos de Amom.” Nesta passagem, os inimigos de Davi tornam-se seus servos. No capítulo 15:30 “ E subiu Davi pela subida das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando, sem cessar.” Vemos nesta citação, o rei Davi fraco, fugindo descalço, chorando, cheio de problemas. O que fez Davi ficar fraco? O amor ao pecado. O mesmo aconteceu com Eutico em Atos 20:9 “ E, estando um certo mancebo, por nome Eutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo: e foi levantado morto.” Desta citação, depreende-se que Eutico perdeu o interesse pelas coisas sérias e importantes. Quantas pessoas estão na Igreja, mas parece que caíram do terceiro andar. Estão mortas, sem interesse pela palavra de Deus.

É o que está acontecendo com muitos, seguindo a sua própria direção, desprezando, assim, a direção de Deus. Confira em Jonas 1:3 “ Jonas se levantou para fugir da face do Senhor.” Criou um grande problema. As influências de maus companheiros distancia-nos de Deus. I Coríntios 15:33 “ Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

Rejeitando o prazer de mentir – Pv 12.22

Uma das maiores falhas do homem é a sua mentira. Uma pessoa mentirosa é uma pessoa de caráter doente. Muitos, compulsivamente gostam de mentir. Mas Deus no verso acima mostra dois grupos de pessoas: os mentirosos que provocam a ira de Deus com suas abominações e os fiéis, fazem que Deus se deleite em sua fidelidade. O mentiroso tem prazer em mentir (Sl 52:3). Mas a língua mentirosa Deus detesta e abomina. Quando pensamos em mentira, automaticamente lembramos-nos do “pai da mentira”, Satanás. Foi o próprio Jesus que assim declarou: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44).

Uma vez recebi de um pastor amigo uma história que dizia assim: Por volta do ano 250 a.C., na China antiga, um certo príncipe da região de Thing-Zda, norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua auspiciosa proposta.

No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.

Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao ouvir que ela pretenderia ir a celebração, e indagou incrédula:

- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. E a filha respondeu:

- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz, pois sei que meu destino é outro.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o principe anunciou o desafio:

- Darei, para cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu as profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo sejam costumes, amizades, relacionamentos etc...

O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura pois sabia que se a beleza das flores surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.

Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem de tudo tentara, usar de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido e dia a dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.

Por fim, os seis meses haviam passado e nada ela havia cultivado, e, consciente do seu esforço e dedicação comunicou a sua mãe que independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além do que mais alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, de todas as mais variadas formas e cores. Ela estava absorta, nunca havia presenciado tal bela cena. E finalmente chega o momento esperado, o príncipe chega e observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção e após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inusitadas reações, ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado, então, calmamente ele esclareceu: - Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz, a flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis. Por isso nunca devemos cultivar a mentira. A verdade deve ser sempre o nosso lema, mesmo que não entendamos ainda, mas ainda é o único caminho para se trilhar.

III - DEVEMOS DESENVOLVER A NOSSA ASCENÇÃO EM ESPIRITUALIDADE

Valorizando a nossa salvação. “Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia“ Sl 96.2.

O homem começa a sua ascensão quando nasce. É uma verdadeira corrida. Nasce, cresce, reproduz e em fim chega a morte. Mas também no ciclo da vida é a mesma luta. Na área profissional, social.... mas há algo em nós que não conquistamos por mais que queiramos ou mereçamos, é a salvação de Deus. A nossa salvação precisa ser valorizada, pois foi pago por ela um alto preço. Portanto a sua anunciação é de tremenda importância na sociedade em que vivemos. O nosso crescimento em qualquer área deve ser submisso a santidade de Deus. Torna-se mais forte o homem que cresce social e espiritualmente. O nosso cântico a Deus sempre será pela sua decisão de misericordiosamente me dar a salvação. Valorizemos - a.

Valorizando a nossa conquista – Mt 6.26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?.

Mais uma vez vemos o interesse de Deus no nosso sustento. Mas é necessário confiança para ver a glória de Deus. Deus faz uma comparação entre o homem e as aves do céu. As aves vivem em total dependência de Deus, vivem alegres. Tem todos os dias o suprimento de suas necessidades. O Senhor as trata com amor de criador. Mas vejamos como é ampliado o amor de Deus quando se trata de seus servos é notório a dedicação de Deus ao homem sempre querendo que o homem seja SALVO.

Valorizando a nossa liberdade – Gl 5.1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

O diabo tem escravizado muita gente usando a própria concupiscência do homem. Nela o homem tem se tornado inimigo de Deus, afastado dos seus caminhos, longe dos seus pensamentos, mas João diz que se pelo filho fores liberto, verdadeiramente serás livres (8:36). Lembremos da alegria dos escravos no dia 13 de maio de 1888, quando receberam a notícia que daquele dia em diante suas correntes seriam quebradas. Foi uma alegria e tanto. Mas hoje, ainda há escravos, desta feita acorrentados pelos seus próprios pecados. Jesus veio ao mundo com o objetivo de libertar o homem dos mesmos. Essa liberdade outorga ao homem o direito de entrada no céu, ou seja a vida eterna (zoê aiônios)

Nenhum comentário: