domingo, 16 de maio de 2010

EXERCITANDO A SANTIDADE NA TENTAÇÃO DE SER ESPETACULAR

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS
EXERCITANDO A SANTIDADE
NA TENTAÇÃO DE SER ESPETACULAR

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus Lc 4.12

Introdução.

Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia.

As manifestações de soberba podem ser individuais ou grupais.

Em termos grupais, podemos exemplificar o nacionalismo xenófobo como uma faceta da soberba. Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo). Pode também ser definida por distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao que é desconhecido. Também todos os tipos de racismo, corporativismo, elitismo, doutrina de povos escolhidos ou eleitos e outras concepções semelhantes, em que um grupo se firma na crença de que é superior, demonstram matizes da soberba.

Como podemos combater a saberba em nossa peregrinação?

Lutando com as armas espirituais que Deus nos presenteou.

I - EXERCITANDO O AMOR A OBRA DE DEUS V 15

Uma das melhores maneiras de exercitar o amor de Deus em nossa vida é não amando o mundo com suas artemanhas.

A nossa vida deve ser uma vida de deleite divino, ou seja, Deus deve se deleitar em nós. É a idéia de se compraser em nós.

A nossa vida deve ser emprega na obra do Senhor, esse é o nosso mundo. O mundo é o nosso adversário, como o é de Deus.

II - CONSERVANDO A SANTIDADE V 16

A soberba não é privilégio só dos ricos. Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações.

O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja. Para o soberbo, ele deve sempre estar no topo, sendo o parâmetro mais alto para as pessoas, despertando interesse e curiosidade de todos. Quando é superado, logo o soberbo se sente ameaçado, atingido, sendo tomado pela inveja no sentido ruim, querendo depreciar os outros e vangloriar-se, sem que para isso se estruture para se superar ou até fazer uma avaliação da vida, dando-se em determinado momento por satisfeito.

Quando vemos o mundocom olhos santos, vemos mais além que ele é. Na verdade o vemos com uma armadilha aberta e pronta para aprisionar – nos. Os seus desejos tendem a unir-se com os nossos, e se os nossos desejos são contrários aos do mundo, haverá um choque e Deus será louvado por termos resistido aos desejos do mundo. Em Cristo tudo podemos Fp 4:13

III – EXERCITANDO A HUMILDADE. V 17 Cl 3:12

O nosso contra-ataque como cristão e portadores da humildade presenteado por Jesus é nos voltarmos para a palavra de Deus, que díz em poverbio 3:22 “

O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida”. Isso é tudo que devemos almejar.

Não importa como o mundo nos vê, contanto que em nós brilhe a luz de Cristo através da nossa humildade, percebida pelos adversários.

A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas( At 20:19) Paulo serviu ao Senhor em humildade, sem querer galardão terreno.

Mas algumas vezes também pode-se perceber que o excesso de humildade é sinal de uma soberba focada na inferioridade.

Ou seja, o soberbo não aceita ser como a média, não aceita ser como os demais. Ele precisa se destacar dos outros sendo o "mais" "maior". Se não consegue ser o mais inteligente ele então desejará e será o mais ignorante, aí entra comiseração, que é o ato de se depreciar para chamar a atenção dos outros para sí o tempo todo para que, seu interlocutor ao ouvir a depreciação passe a elogiar o soberbo mesmo que seja por educação.

O nosso combate é saber que “O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade. “o temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade Pv 15:33; 18:12.

O mundo passa a suas concupcência mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Nenhum comentário: