quarta-feira, 17 de março de 2010

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS 10 COMO A HUMILDADE DE CRISTO DEVE NOS IMPACTAR?


COMO A HUMILDADE DE CRISTO DEVE NOS IMPACTAR?
EM NOSSO CARÁTER
Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor. Hb 12:28
O caráter do cristão”. Mt 5: 3-11
Introdução.
Ao iniciar os seus ensinamentos Jesus desejava que fossem conhecidos e praticados pelos discípulos, mas também pela multidão que o ouvia. Os discípulos de Jesus ouviram os ensinamentos, as qualidades recomendadas, são as espirituais, as bênçãos prometidas, eram os dons da graça de Deus,
Convém lembrar que aquilo que Jesus destacou como sendo geradores de bem-aventurança, seria exatamente o impacto de sua humildade no caráter cristão. Essa humildade mexe com o nosso:
I – Em nosso ideal
1. Era desejo de Jesus que todos os crentes fossem bem-aventurados,
2. Era desejo de Jesus que as qualidades geradoras da bem-aventurança fossem apresentadas por eles
3. Era que soubessem que não poderiam ser alcançadas a partir das tendências naturais do ser humano, mas sim pela graça de Deus.
Aqui temos, então, uma das diferenças bem identificadas entre o crente e o incrédulo, e isso nos leva a pensar que a Igreja, quando se propõe a imitar as atividades próprias de não-crentes, está incorrendo em erro.
II – Em nossa forma de vida. v 3
1. Quando a Igreja é diferente do mundo é que passa a ser procurada pelos desencantados com a vida sem Deus. Aqui está a chave para o entendimento das demais. Ninguém pode adentrar o Reino dos Céus se não for humilde de espírito, ou seja, aqui está a característica fundamental do crente:
2. Um esvaziamento da confiança em si mesmo, a humildade de reconhecer que sem Deus é incapaz de caminhar um passo sequer. Logo, vemos que a condição atinge a ricos e a pobres. Um homem ou uma mulher pobre não está mais perto do Reino de Deus do que um homem ou uma mulher rica. O que está em foco é a atitude da pessoa para consigo mesma. Ser humilde de espírito não significa também ser tímido, fraco e acovardado.
3. A qualidade que Jesus busca e que traz bem-aventurança fala da completa ausência de orgulho pessoal e do reconhecimento de que nada representamos na presença de Deus, ou seja, sentimo-nos nulos, quando O contemplamos.
III – Na nossa forma de ver o consolo de Deus v 4
1. Para Jesus, são felizes os que choram em espírito, porque compreendem que, ao contemplar as suas ações, sentem-se impotentes para corrigi-las:
2. O que há em mim que me leva a agir dessa maneira? Por que me irrito com tanta facilidade? Por que não consigo controlar-me? Por que tenho este mau temperamento?
3. O crente descobre o conflito que existe dentro dele e chora. E chora, também, pelos pecados alheios, pela maldade do mundo. Para estes, Jesus garante consolo.

IV – No desenvolvimento da nossa mansidão. V 5
1. A mansidão é compatível com a grande força de caráter, autoridade e poder. O homem manso é aquele que defende a verdade com tal empenho que se dispõe a morrer por ela. Os mártires foram pessoas mansas, mas não tolas nem débeis.
2. Para se atingir a mansidão, precisamos antes ser humildes de espírito e chorar diante de nossos erros e dos erros da Humanidade.
3. A mansidão se expressa na forma como nos conduzimos em relação ao próximo. Dos mansos, será a Terra.
V - No nosso coração V 8.
1. O coração é o centro da personalidade, inclui a mente, a vontade, as emoções. Por isso deve permanecer limpo Os que são bem-aventurados são aqueles que no seu interior há pureza. Essa pureza tem correspondência com a singeleza de coração, ou seja, todas as coisas estão visíveis, nada está escondido. Ter o coração limpo significa viver para a glória de Deus em todos os aspectos da vida e que a isso devemos almejar acima de tudo. Significa que desejamos Deus, queremos conhecê-lo, amá-lo e servi-lo. Os que possuem esta característica, diz Jesus, verão a Deus.

CONCLUSÃO: V 10-11
Humildade de Jesus deve nos impactar nos nossos sofrimentos, na nossa justiça, praticar a justiça significa ser semelhante a Jesus e os que a Ele se assemelham, sempre serão perseguidos e nisso não estarão sós.

Nenhum comentário: