sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A Mensagem da Cruz, loucura e escândalo para uns, poder de Deus para outros



Tema A Mensagem da Cruz, loucura e escândalo para uns, poder de Deus para outros
Texto – 1C0 1.18-25 -

Introdução – Deixe-me contextualizar o texto que fizemos a leitura: O apóstolo Paulo está escrevendo para a igreja em Corinto, uma cidade grega. O próprio Paulo havia fundado aquela igreja durante sua segunda viagem missionária. O capítulo 18 do livro de Atos nos informa que Paulo inicialmente enfrentou grande oposição à pregação do evangelho em Corinto por parte dos judeus, a ponto de, por causa dessa oposição, pensar em partir dali. Mas Paulo teve uma visão à noite em que o Senhor dizia: “fala e não te caleseu estou contigo…tenho muito povo nessa cidade”. Deus com o evangelho de Jesus Cristo queria abençoar o povo daquela região. At 18.11 diz que Paulo permaneceu ali durante um ano e seis meses.
                   Tempos depois, Paulo escreve essa carta à igreja de Corinto. O evangelho continua a abençoar. Paulo tem uma dupla motivação para escrever essa carta para a igreja em Corinto:
1º - Instruir a igreja quanto aos questionamentos que recebeu através de carta (7.1): casamento, solteiros; coisas sacrificadas a ídolos.
2º - Exortar a igreja concernente às informações que recebera a respeito de determinados comportamentos da mesma.
                   Depois de saudar a igreja e dar uma palavra de ações de graças pela vida da igreja (1-9) Paulo apresenta sua primeira exortação (1.10): não haja entre vós divisões. Paulo afirma ter sido informado de que havia contendas entre os fiéis daquela igreja. O teor da contenda era o partidarismo. Os irmãos estavam divididos não em termos doutrinários, mas em personalidades.
                   Uns afirmavam ser do partido de Paulo, outros, do partido de Pedro; ainda outros, do partido de Apolo. Paulo condena tal atitude (13): será que Cristo está dividido? Paulo foi crucificado em favor de vós? Vocês foram batizados em nome de Paulo? No versículo 17 Paulo fecha sua argumentação anti-partidarista dizendo que Cristo o enviou para pregar o evangelho, não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.
                   Por que será que Paulo usa tal afirmação? Muito provavelmente pelo fato de que os partidos estavam buscando a excelência da sabedoria e não a bênção do evangelho verdadeiro.  Corinto era um centro de sabedoria secular. A Grécia de Sócrates, Platão e Aristóteles, chamados filósofos foi o berço da filosofia (amor a sabedoria).
Os servos daquela igreja, influenciados por esse contexto, estavam buscando nos pregadores cristãos esse conhecimento elevado; por isso uns estavam dizendo: “eu sou de Paulo” (homem instruído). Outros estavam dizendo: “eu sou de Apolo” (homem eloqüente e poderoso nas palavras). E outros ainda dizendo: “eu sou de Pedro”.não muito culto, mas andou com comeu e viveu com o mestre. Pra acabar com essa busca pela sabedoria humana, Paulo aponta para a cruz de Cristo; ele afirma que evangelho deve ser pregado, não com sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não seja anulada.
Sentença de Transição - Em meio a essa busca pela sabedoria, Paulo apresenta a eficiência e suficiência da palavra da cruz.
I - O evangelho é a palavra abençoadora de Deus. v 18
v    A palavra da cruz se refere à mensagem da morte de Jesus. Paulo afirma que, para aqueles que se perdem, essa mensagem é loucura. Esse conceito é advindo daqueles que buscavam a excelência da sabedoria.
v    A mensagem da morte de Jesus contrariava a sabedoria humana, o que os gregos mais primavam. Onde está a sabedoria no fato de um homem haver morrido em uma cruz? Isso é loucura! Os gregos não concebiam o fato de uma divindade que não conseguiu se livrar da morte.
v    Na maioria de nossas versões em português esse versículo é traduzido: loucura para os que se perdem; no original temos: é loucura para os que estão se perdendo. E muitos que consideram o evangelho ainda, uma loucura, têm feito várias objeções a respeito do evangelho:
·                   “Como posso seguir uma loucura dessas”?
- Só têm esse pensamento porque estão se perdendo; em termos práticos – trilhando o caminho da destruição.
·                   “Como vou deixar esse caminho que vivo, para trilhar esse caminho que os crentes dizem?
·                   Essas coisas que os crentes dizem são loucura!
·                   Como alguém pode viver sem beber, ou sem festas e outras coisas que os crentes proíbem?
v    Sabe por que muitos consideram a mensagem que pregamos uma loucura?
·                   Porque essa mensagem se opõe aos seus desejos carnais: “eu vou deixar minha cervejinha? Minhas brincadeirinhas de carnaval? Você tá é louco com essa conversa”!
·                   O Evangelho sempre foi, e será tolice para todos os que estão trilhando o caminho da destruição.
Mas na segunda parte do versículo 18 Paulo contrasta com o conceito de loucura atribuído à mensagem da morte de Cristo com a Eficiência que a mesma possui:
·                   é loucura para os que estão se perdendo, mas para nós que somos salvos, (a mensagem da cruz) é o poder de Deus, a bênção de Deus para .
·                   se os que estão se perdendo vêem a mensagem do evangelho como uma loucura, os que recebem o evangelho e são iluminados pelo Espírito de Deus, são impactados  e abençoados Pelo poder da palavra.
A palavra grega traduzida aqui por “poder”, é dinamis, de onde vem a nossa palavra em português dinamite. É assim que essa mensagem age, com poder:
·                   toca o íntimo do coração do homem com impacto assombroso;
·                   ela é a mensagem que liberta; que transforma; que promove esperança e principalmente dá certeza de vida eterna.
·                   As pessoas zombam da mensagem do evangelho, para muitos, é loucura; mas para aqueles que estão desfrutando das promessas dessa mensagem, sabem que é o poder de Deus para a sua salvação.
·                   No inicio da igreja, apesar da explosão que fez o evangelho se espalhar, havia  dois conceitos em relação o evangelho de Cristo: loucura e escândalo.
I - O evangelho é a loucura que liberta o homem do seu pecado v. 21:
v    “…aprouve a Deus salvar aos que crêem pela loucura da pregação”.
·                   Aprouve a Deus, ou seja, foi do agrado de Deus, foi o meio escolhido por Deus para salvar os que crêem naquilo que muitos sábios de acordo com a sabedoria desse mundo consideram loucura - a pregação.
·                   A mensagem de Cristo, entregue com simplicidade, tem sido o meio pelo qual os homens podem saber por que caminho devem andar.e por assim dizer, serem alcançados pela bênção do evangelho
·                   Loucura era o conceito dos gregos quanto à mensagem da morte de Jesus; mas havia outro grupo que tinham outro conceito sobre essa mensagem – os Judeus.
·                   Para os Judeus, a mensagem de que o messias morreu era escândalo, isso porque contrariava a perspectiva deles acerca do Messias.
·                   Os judeus eram subjugados de Roma, tinham a esperança de que o messias prometido no AT viria como um conquistador, que reinaria sobre eles e libertá-los-ia através da força.
·                   Mas o que aconteceu foi bem diferente – aquele que dizia ser o messias morreu numa cruz. Isso era um escândalo para os judeus; era um fato inadmissível. Como o enviado de Deus para salvá-los morreria?
·                   Os judeus contemporâneos de Jesus o viram como um grande enganador que estava se intitulando messias e uma prova desse engano estava na sua morte. Como o messias poderia ter morrido? E não só isso; a forma como esse messias morreu – cravado em uma cruz. Os judeus tinham em mente Dt 21.23 maldito aquele que for morto em um madeiro. Na mente dos judeus, o messias não poderia ter morrido dessa forma.
·                   Paulo explica o porquê de o messias haver morrido num madeiro: Gl 3.13-14 Cristo nos resgatou…para que a bênção de Abraão chegasse até os gentios…
II - O evangelho é uma mensagem abstrata que produz resultados visíveis.V 22-24
·                   No vers 22 Paulo diz que os judeus buscam sinais e os gregos sabedoria; os judeus encontram escândalo e os gregos, loucura.
·                   No vers 24 Paulo apresenta o que esses dois grupos estão procurando: Cristo, ou seja, a mensagem de sua morte.
·                   Se os judeus querem sinais – a morte de Cristo seria o sinal do poder de Deus.
·                   Se os gregos querem sabedoria – a aceitação da morte de Cristo é o conhecimento da sabedoria verdadeira.
Aplicação.
·                   À semelhança dos judeus e gregos, muitos hoje buscam manifestações do poder de Deus, ou um mero conhecimento acerca dAquele que dizemos ser o nosso Deus. Mas tanto para os que buscam poder, quanto aos que buscam sabedoria, a resposta para ambos é apontar-lhes a mensagem da cruz; que de acordo com o vers. 25 é o poder e sabedoria de Deus. Por isso o evangelho é a verdadeira benção para o homem.
Conclusão.
Quando Paulo disse que aprouve a Deus salvar aos que crêem… o verbo crer está no presente contínuo, ou seja, fala de uma fé habitual – os que crêem hoje, crêem amanhã e crêem sempre. Você acredita na mensagem da cruz? Que Jesus morreu no seu lugar, se fez maldição por você? Então permita que essa mensagem seja pra você o que é para a segunda classe apresentada no vers 18 o poder de Deus. venha nessa noite fazer parte dos que estão sendo salvos por causa da mensagem da cruz. E seja abençoado por esse evangelho verdadeiro.
 vv

Nenhum comentário: