A
SUFICIÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS
Salmos 19.7-14
Introdução.
É cada vez maior o número de pastores
que exercem as funções eclesiásticas
juntamente com o exercício da psicanálise. Para alguns, ela é apenas
mais um subsídio no trabalho de aconselhamento.
Outros, porém, fazem da teoria psicanalítica uma fonte extra de
rendimento, fazendo atendimento entre seu rebanho. Para o psicólogo evangélico
Ageu Lisboa, o interesse dos pastores pêlos cursos de psicanálise é sinal de crise pastoral. A insatisfação pessoal dos pastores
com sua identidade é a causa apontada por Uriel Heckert, pela busca dessa nova
atividade púlpito-divã.
A substituição do
aconselhamento bíblico por terapias e
teorias, essencialmente
humanísticas, ameaçam a vida da igreja hoje. "Talvez não haja
ameaça mais séria à vida da igreja hoje do
que a debandada para abraçar as
doutrinas da psicologia secular. Elas são um emaranhado de ideias
humanas que Satanás colocou dentro da
Igreja, como se fossem poderosas verdades de Deus e transformadoras de
vida" (John F. MacArthurJr.).
O Salmo 19 é uma declaração divina da suficiência da sua palavra, para todas as necessidades da alma humana. Nos seis primeiros versículos, é apresentada a
revelação natural de Deus. O tempo e o espaço proclamam a existência de
uma Causa Primeira. Embora não haja voz audível nem mensagem escrita, a
criação proclama a existência de Deus (Rm
1.20). Entretanto, a despeito dessa grande proclamação, os homens
confundem e rejeitam a revelação de Deus (Rm 1. 21-23). Nos versículos de 7-14,
temos a revelação escrita que é perfeita e
converte a alma humana. Aquilo que a revelação natural apenas promete,
a revelação escrita realiza.
A PALAVRA ESCRITA DO SENHOR. 7-9,
1. O
que ela é
·
lei
·
testemunho
·
preceito
·
mandamento
·
temor
·
Juízo
·
perfeita
·
fiel
·
reta
·
pura
·
límpida
·
verdadeira
2. 0 QUE
ELA FAZ
·
restaura
·
dá
sabedoria
·
alegra
·
ilumina
·
permanece
·
justifica
O TEMOR DO SENHOR É LÍMPIDO E
PERMANECE PARA SEMPRE"
Davi usa a palavra "temor" como sinónimo para a Escritura. O proprósito da Escritura é aplicar a vontade
de Deus ao ouvinte, suscitando a reverência. "Temor" fala da
admiração reverente a Deus que nos compele
a adorá-lo. Portanto a Escritura é o nosso manual de adoração.
O adjetivo "límpido"fala da ausência de impureza, sujeira ou
contaminação. A Escritura é perfeita e
inalterável. "Passará o céu e a terra, porém as minhas Palavras
não passarão" (Mc 13. 31). A Palavra de Deus não envelhece e não se desatualiza. Ela é eternamente relevante.
Achamos que o homem pós-moder-no é
diferente. Grande tolice! Ele é exa-tamente o que sempre foi, desde que
caiu, e sempre tem que enfrentar os mesmos problemas. Hoje, mais do que nunca,
o homem precisa da Palavra de Deus.
"OS JUÍZOS DO SENHOR SÃO VERDADEIROS E TODOS IGUALMENTE
JUSTOS"
"Juízos" são as decisões judiciais que Ele
registrou com respeito a várias situações humanas. Nesse contexto, significam ordenanças ou
vereditos divinos que procedem do trono
do Supremo Juiz. A Bíblia é o padrão divino
para julgar a vida e o destino eterno dos homens (SI 98.9).
"Verdadeiros",
literalmente "verdade" no sentido
de confiabilidade. "Todas as veredas do Senhor são misericórdia e
verdade" (SI 25.10). Verdade em contraste com a falsidade, a mentira e o
engano. À parte da Palavra de Deus não existe
a verdade (Jo 8.43-47). Que grande
privilégio é possuir a Palavra da Verdade!
"O MANDAMENTO DO SENHOR É PURO E
ILUMINA OS OLHOS"
O substantivo "mandamento" (mitsua) mostra a maneira autoritativa
como Deus se dirige a nós. A Bíblia não é um livro de
sugestões. São ordens divinas que devem ser obedecidas. São princípios obrigatórios. O adjetivo "puro" mostra a
clareza e a lucidez da palavra.
"As palavras do Senhor são
palavras puras, prata refinada em
cadinho de barro, depurada sete vezes" (SI 12.6). A Bíblia não é
um livro confuso ou enigmático, mas revelador ou esclarecedor. "Ilumina os
olhos", ou seja, traz entendimento em meio à ignorância espiritual. Ela
está em forte contraste com a sabedoria humana
(l Co 1.20).
e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos."
"O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL E DÁ SABEDORIA AOS
SÍMPLICES
Testemunho, fala da Palavra como um
depoimento divino. É a verdade atestada pelo próprio Deus: "se admitimos
o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior" (l Jo 5.9). É
também um termo para a sua declaração
pactuai: "E porás na arca o testemunho, que eu te darei" (Êx 25.16).
"Rei" significa aquilo que é firme e comprovado. O testemunho de
Deus é inabalável, irremovível, inconfundível e digno de confiança.
Podemos edificar a nossa vida sobre o fundamento sólido da palavra de Deus (Mt 7.24-25).
A fiel Palavra de
Deus transforma o símplice em sábio. O
"símplice" é aquela pessoa ingénua, ignorante e
influen-ciável, que ao receber a influência da Escritura se torna sábia. "E que desde a infância sabes as
sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo
Jesus" (2 Tm 3.15). A sabedoria produzida pela Escritura contraria a
"sabedoria dos homens", que, na realidade é loucura (l Co 1.20).
"OS PRECEITOS
DO SENHOR SÃO RETOS, E ALEGRAM O CORAÇÃO"
1. "A LEI DO SENHOR E PERFEITA E RESTAURA A ALMA"
O substantivo "lei"(Torah) compreende a vontade de Deus revelada.
Significa, na verdade, "instrução
revelada". Aqui, Davi a usa para se referir às Escrituras como a totalidade do que Deus revelou
para nossa instrução. "Não cesses de falar deste livro da lei; antes
medita nele dia e noite, para que tenhas
cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás
prosperar o teu caminho e serás bem
sucedido" (Js 1.8).
O adjetivo
"perfeita" é tradução do hebraico
"tamim" e descreve a absoluta perfeição: "o caminho de Deus é perfeito" (SI 18.30).
E "a perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2). Transmite a ideia de algo
amplo, que cobre todos os aspectos de uma questão. A Palavra de Deus de nada precisa para ser completa. Tudo que
é essencial para o homem saber pode ser
encontrado na Palavra de Deus.
O verbo
"restaurar" indica o que a palavra faz em benefício do homem. Ela
"converte", "refresca" e "transforma" a pessoa em
sua totalidade. É a mesma expressão usada pelo salmista: "O Senhor é o meu
pastor; nada me faltará... refrigera-me
a alma" (SI 23.3).
Em suma, a Palavra de Deus é suficiente para restaurar a vida mais desgraçada, trazendo
refrigério espiritual.
“totalmente justa”. A verdade promove a justiça. Na frase
"igualmente justos", o advérbio
significa literalmente "juntos", isto é, todos da mesma forma,
"justos cada um". "As tuas Palavras são em tudo verdade desde o
princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre" (SI 119.160).
Conclusão.
A suficiência da
Palavra de Deus baseia-se no fato de ser ela "do Senhor". Cada
característica descrita pelo salmista inclui a expressão "do Senhor".
Ela procede de "Yaweh", o Deus da Aliança (Ex
3.13-15). Não há substitutos para a Escritura, no que
tange ao atendimento das necessidades da alma humana. Ela provêm do próprio Deus. "Toda a Escritura é
inspirada por Deus", declara Paulo.
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