quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A SUFICIÊNCIA DA SALVAÇÃO



A SUFICIÊNCIA DA SALVAÇÃO
INTRODUÇÃO.
Deus
A salvação começa com Deus, e isso, "antes da fundação do mundo" (Efés. 1:3,4; II Tess 2:13; Apoc 13:8). Por causa de não existir no princípio um homem sequer, junto com a sua vontade, nem o ministério dos anjos ou a pregação da Palavra de Deus - a salvação começou com o que era no princípio: Deus (Gên. 1:1). Deus é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim (Apoc 1:8, 11). Deus é a primeira causa de tudo, um conceito reservado para o divino (Rom. 11:36). Porque? "Ó Pai, porque assim te aprouve." (Luc 10:21). Entendendo a situação deplorável do homem (Gên. 6:5; Rom. 3:10-18) podemos entender que a fé em Cristo é "obra de Deus" (João 6:29). É necessário lembrar-nos que o assunto deste estudo é a salvação e não a condenação. Os condenados pela justiça santa de Deus só podem culpar a sua própria cegueira espiritual e amor pelo pecado. Nunca podem responsabilizar a Deus pela condenação (Ecl. 7:29). Os salvos, de outra maneira, somente têm Deus para louvar pela salvação (II Tess 2:13).  gostaríamos de fazer três perguntas acerca da salvação.
QUEM PODE SER SALVO?
Em Mt 19.25 lemos: "Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente ma­ravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo'?
A Igreja Católica Romana responde­ria a esta pergunta da seguinte manei­ra: serão salvos somente aqueles que estiverem na Igreja. Embora a salvação venha de Deus, ao operar esta salvação Ele não o faz diretamente na alma hu­mana, mas indiretamente por meio da Igreja. Fora da Igreja não há salvação, pois a Igreja é o próprio Jesus Cristo na sua forma terrena. Isto é sacerdotalismo.
Os Luteranos e os Arminianos res­ponderiam que mesmo que todo poder exercido na salvação venha de Deus e seja por Ele exercido diretamente sobre a alma humana, também tudo é feito em favor de todos os homens sem discrimi­nação alguma. A salvação é universal. Isto é o Universalismo. Todos podem ser salvos.
Jesus Cristo responde: "Isto é impos­sível aos homens, mas para Deus tudo é possível" (Mt 19.26). Ninguém pode pro­duzir a sua salvação ou conseguí-la em instituições religiosas. A salvação é im­possível para o homem.
Em 2 Tm 1.9 lemos: "Que nos sal­vou, e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas con­forme a sua própria determinação e gra­ça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos" A origem ou a fonte de nossa salvação não são as nossas próprias obras, mas a eleição divina. A salvação é devida exclusiva­mente à graça de Deus; não às nossas obras realizadas no tempo, mas à de­terminação que Deus concebeu na eter­nidade. "Assim, pois, isto não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Rm 9.16).
Porque a salvação é impossível para o homem? A Bíblia responde: por causa da corrupção original. " (Rm 5.12).
Todo homem se acha numa con­dição pecaminosa e portanto culposa. Esta condição se revela no que se cha­ma depravação total e inabilidade total. 
Na depravação total, o homem em sua condição pecaminosa, possui uma natureza inerentemente corrupta, que se estende em cada parte do seu ser: "E viu Deus que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" (Gn 6.5). Ver os seguintes tex­tos: SI 14; Rm 3.9-18; Ef 2.1-3; 4.17-19.
Na inabilidade total refere-se à total incapacidade do homem para mudar a sua situação pecaminosa por si mesmo. Ele não pode fazer absoluta­mente nada para a sua própria salvação "Pode o etíope mudar sua pele, ou o leopardo suas manchas?" (Jr 13:23). Em Lucas 13.23, lemos: "E lhe perguntou: Senhor, são pouco: são salvos"? todos os que crêem At 13.4.
Alguns textos bíblicos deixam bem claro a verdade da expiação limitada, e veja a divisão que a Bíblia faz: Mt 25: 32; Jo 10.14, 26; Jo 17.9; Rm 9.11-23; l Ts 5.9. É nos dito que Ele morreu por seu povo (Mt 1.21), suas ovelhas (Jo 10.11 e 14); sua Igreja (At 20.28), seus eleitos (Rm 8.32-34) e seus filhos (Hb 2.14).
Quantos serão salvos? Serão salvos todos os escolhidos pelos quais Jesus Cristo morreu.

"QUE DEVO FAZER PARA SER SALVO?"
Em At 16.30 lemos: "Senhores, que devo fazer para que seja salvo?".
No sistema romano a penitência é um dos sete sacramentos, o quarto na sé­rie. Um sacramento refere-se ao ato da confissão da parte do penitente, junto com a palavra de absolvição do sacer­dote e ao estabelecimento de certas obras que deverão ser feitas pelo peni­tente. "A penitência é o sacramento pelo qual os pecados cometidos depois do batismo são perdoados através da ab­solvição do sacerdote". A Igreja sugere as seguintes formas de penitência: ora­ção, jejum, esmolas, obras espirituais e físicas de misericórdia, sofrimento nas dificuldades e a obtenção de indulgênci­as.
Na doutrina pelagiana, cada homem nasce na mesma condição na qual Adão se criou, continuando em vida na mes­ma condição em que nasceu. Deve-se evitar o mau exemplo de Adão. "Declaro que o homem pode estar sem pecado, e que é capaz de guardar os mandamen­tos de Deus" (Pelágio). E esta capacida­de permanece intacta depois, não só do pecado de Adão, mas também de todo e qualquer pecado cometido pelo próprio.
A resposta da Bíblia é: "Crê no Se­nhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa" (At 16.31). O homem não deve fazer nada para ser salvo. Isto, não porque ele não deseja, mas porque Deus não aceita. O homem está corrompido pelo pecado. E tudo aquilo que procede da natureza corrompida do homem merece a conde­nação divina. "Pois todos pecaram e des­tituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). Somente pela fé nós recebemos a salvação e descansamos em Jesus Cris­to.
A fé envolve a totalidade da vida in­terior num ato de auto-rendição a Cris­to.
A fé envolve conhecimento que é a apreensão da verdade acerca de Jesus.
A fé envolve convicção ou assentimento que é o reconhecimento de que Jesus pode salvar.
A fé também é confiança que é a nossa entrega ou a nossa rendi­ção a Jesus.
A fé é, portanto, o laço que nos une a Cristo.

CONCLUSÃO.
Todos os homens sentem natural­mente que deveriam merecer a sua sal­vação e qualquer sistema religioso que fornece alguma provisão nesse sentido, logo lhes parecerá interessante. Mas a Bíblia corta pela raiz esse raciocínio: "Vem do Senhor a salvação do justo". A salvação do homem se baseia unicamen­te nos méritos de Cristo que sofreu e morreu pêlos seus. É por causa disto que Deus pode exigir perfeição de todos os que entram no céu e, ainda assim, ad­mitir no céu aqueles que foram pecado­res.

Nenhum comentário: