sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

COMO AS PESSOAS SERÃO SALVAS.



COMO AS PESSOAS SERÃO SALVAS. I Co 9:23; Rm 10:13-21
Quando Paulo diz, "Como são bonitos os pés dos que anunciam a paz," ele cita Isaías 52.7. O ponto tem dois aspectos.
os  portadores  das  boas  novas  são  preciosos  e  belos

os pregadores do evangelho são portadores das boas novas de Deus. Pés formosos não são os macios, de pedicure feito, bem-cuidados, bronzeados. A figura aqui é a daqueles pés sujos, cansados, enrugados, duros como couro, cheios de cicatrizes de caminhar muitos quilómetros em lugares remotos com as boas novas que de outra forma não seriam ouvidas. os anunciadores de boas novas são pessoas preciosas - das quais o mundo não é digno - belos por seus corpos desgastados no serviço do Rei Jesus.
Deus enviou pessoas com as boas novas                                                  
Outro ponto, quando dizemos "Quão formosos são os pés daqueles que pregam boas novas," é que real­mente Deus tem enviado pessoas com as boas novas. As condições foram cumpridas para responsabilizar Israel por crer e clamar ao Senhor pela salvação.
nos versos 14-15, Paulo menciona cinco atitudes na responsabilidade de quem vai.
·                   O pregador tem de ser enviado;
·                   O pregador enviado tem de pregar as boas novas;
·                   As boas novas pregadas têm de ser ouvidas;
·                   As boas novas ouvidas têm de ser cridas;
·                   A crença tem de ser uma fé que clame a Deus pela salvação.
Portanto, Enviar, pregar, ouvir, crer, chamar por Deus, mas o verso 17 acrescenta uma coisa mais específica. Depois de citar Isaías 53.1 no versículo 16 ("Senhor, quem creu em nos­sa pregação?"), Paulo repete três dos cinco passos da salvação, tornando um deles mais explícito: "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo". Como podemos abençôar o mundo se não pela pregação do evangelho?
Temos, portanto a repetição de três passos: crer (fé), ouvir, pregar. Mas aqui a pregação é definida: "da palavra de Cristo." É o mesmo evangelho que Paulo pregou em todo o livro de Romanos. É a palavra de Romanos 10.9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Para o homem ser abençoado pelo evangelho deve tomar algumas atitudes:

a)   Invocar o senhor "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10.13).
Por que Paulo menciona clamar pelo Senhor como algo que precisa acontecer após crer no Senhor? Não somos justificados pela fé tão-somente?
A razão pela qual Paulo menciona "invo­car o Senhor", somado ao "crer no Senhor" é porque tem em mente uma salvação maior do que a simples justifi­cação.
Penso que inclui toda a experiência de libertação, não somente da culpa do pecado, mas também do poder do pecado e das muitas tentações e provações, bem como do inferno e da ira de Deus no último dia.
Deus ordenou que fôssemos justificados pela fé, mas que expressásse­mos essa fé repetidamente por toda nossa vida, de mil maneiras clamando ao Senhor por libertação e ajuda. Vemos isso repetido muitas vezes nos salmos e nos evangelhos. Salmo 50.15: "Invoca-me no dia da angús­tia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." Salmo 91.15: "Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu es­tarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei". Salmo 145.18: "Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade". Deixo ainda um exemplo da vida de Jesus. O cego Bartimeu ouviu dizer que Jesus estava vindo e começou a clamar: "Jesus, Filho
de Davi, tem misericórdia de mim!" E Jesus lhe disse: "O que você quer que eu faça?" O cego respondeu: "Rabi, que eu veja." (Marcos 10.46-52). Jesus viu a invocação de Bartimeu como evidência de sua fé e até mesmo aponta essa fé como tendo sido decisiva. Ao que Jesus disse: "Vai a tua fé te salvou"
Paulo vê a questão da salvação aqui como as bênçãos totais provenientes de ter Jesus como Senhor por toda sua vida e pela eternidade.
b)  crer  no  senhor
Versículo 14: "Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" Tal­vez você responda: "Muitas pessoas invocam o Senhor nas emergências mas não crêem nele. As horas mais co­muns de ouvir nome de Deus ou de Jesus Cristo fora da comunidade religiosa é quando a pessoa bate o martelo no dedo ou tem um acidente de carro. Tais "chamados" não são de fé. São de ira e de emergências. Não existe neles verdadeiro amor por Cristo. Neste caso, Cristo é apenas um paramédico habilidoso. que poderá desaparecer na noite depois de ter feito o curativo.
O chamado que Paulo tem em mente é um chamado a Jesus Cristo como Senhor - nosso Senhor, não o estranho que aparece para nos tirar de uma enrascada e desaparece em seguida. O homem precisa desejar e clamar por essa bênção. Ro­manos 10.9 deixa isso bem claro: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". O chamado que salva é invocar a Jesus como Senhor. Por isso que Paulo pergunta: "Como invocarão aquele em que não creram?" Até que tenhamos crido em Jesus como Senhor, não poderemos invocá-lo como Senhor.
Aqui fica bem fazer quatro observações sobre a fé verrdadeira:
·        A fé salvadora crê em Jesus como Senhor e o chama Senhor desde o começo.
Vemos isso principalmente em Romanos 10.9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Se você não confessa Jesus como Senhor, você não está salvo. Romanos 10.9 deixa claro que o "Senhor" a quem invocamos nos versos 12 e 13 é o Senhor Jesus. É isso que a fé salvadora faz. Invoca a Jesus como Senhor.
Algumas pessoas foram ensinadas que sua experi­ência deva ser interpretada desta maneira: aceitei Jesus como meu Salvador, e não mudou muita coisa. Mais tar­de, eu me entreguei a ele como Senhor, e aconteceram mais mudanças. Essa não é uma descrição bíblica do que realmente aconteceu. Mais bíblico seria dizer: confiei em Cristo, mas entendia muito pouco sobre sua grande
salvação e reinado soberano em minha vida. Era imatu­ro na fé e em meus afetos por Cristo. Mais tarde, tive experiências que abriram meu coração cada vez mais às riquezas de Cristo como poderoso Senhor e belo Salva­dor, e cada vez mais de minha vida se conformou a ele.
Para alguns, isso ocorre em uma série de eventos de crise; para outros, acontece aos poucos e sem grandes crises. Mas será errado afirmar que exista fé salvadora onde não houver submissão a Jesus como Senhor. A fé salvadora é fé no "Senhor Jesus Cristo," mesmo se no começo entendemos muito pouco.
·        fé salvadora é crê nos fatos.
Isto também fica claro por Romanos 10.9: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu co­ração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".
A ressurreição de Jesus dos mortos é um fato histórico. Realmente aconteceu no tempo e no es­paço históricos. A fé salvadora crê nisso. Essa é a razão pela qual a fé em Jesus como Senhor e Salvador é fra­ca em tantas pessoas. A fé verdadeira tem suas raízes nos fatos, e para muitos os fatos são desconhecidos. Os homens querem ser abençoados sem conhecer o Deus que abençoa.
A fé salvadora crê nos fatos, vendo-os como fatos que revelam a glória de Deus.
·        A fé salvadora é mais do que acreditar em fatos
É também confiança pessoal no que esses fatos significam: que Cristo me salvou e cumprirá em mim todas as promessas sal­vadoras de Deus, incluindo a alegria eterna junto dele. Tiago 2.19 diz: "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demónios crêem e tremem".
Os demónios crêem que o Filho de Deus encarnou, viveu uma vida perfeita como Cordeiro imaculado de Deus, que morreu pelos pecadores, ressurgiu dos mortos, reina e um dia os lançará a todos no lago de fogo. Porém, tal crença não lhes adianta nada, pois são inimigos de Jesus. Eles crêem e tremem.
A fé salvadora repousa sobre os fatos. Descansa! Repousa. Sente segura e "em casa". A fé salvadora ex­perimenta na alma confiança de que tais fatos pagaram minha dívida e providenciaram minha justiça, abrindo para mim o paraíso. A fé salvadora é um repouso con­fiante no fato de Deus me salva.
Fica claro aqui que a fé acontece mediante a palavra. Versículo 17: "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo." Se você estiver em lutas, coloque-se dentro da palavra - o caminho de ouvir a mensagem da
cruz. Ouvir o evangelho de Cristo crucificado e ressurreto como cumprimento da promessa At 3:26. Este é o meio que Deus usa para nos dar confiança de que somos salvos por essa palavra que de antes já havia sido pregada.
·        fé salvadora inclui uma satisfação es­piritual por tudo que Deus fez por nós em Jesus.
Pode chamar isso de elemento emocional, ou afeti-vo, ou uma prova espiritual que deleite seu coração com Cristo. Ou pode chamar esse aspecto da fé de valoriza­ção ou entesouramento de Cristo. Não importa o nome que dá. A satisfação espiritual é uma parte essencial da fé. Poderia levá-lo a vários lugares para ver isso mais claramente. Por exemplo, Filipenses 3.7-9. Aqui  Paulo diz que considera todas as coisas como lixo em compara­ção com o valor insuperável do conhecimento de Jesus como seu Senhor. Isso é ver Cristo como tesouro e seu evangelho como bênção. É esti­mar sua beleza e seu valor, isso faz parte dessa fé que salva. Certamente temos de crescer nisso. Mas sempre existe uma semente disso na fé salvadora.
Ou podemos ver João 6.35 onde Jesus declara: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede". Isso significa que crer em Jesus é encontrar nele o pão da vida e a água viva que satisfaz os mais profundos anseios de nossa alma.
Portanto, a fé salvadora não é apenas crer nos fatos, nem somente confiança de que tudo vai sempre contribuir para o meu bem, mas também um senso espiritual de que esse “bem” é o próprio Jesus Cristo e possuí-lo é melhor do que a vida.

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