domingo, 23 de junho de 2013

ENTENDENDO A VIDA CRISTÃ



Entendendo a vida cristã. Mateus 5.13
Entregar uma pedrinha de sal grosso na mão de cada ouvinte e pedir que reflitam sobre as propriedades e utilidades do sal. Conversar com os presentes a respeito do sal que pode ser usado como remédio, para conservar, não tem prazo de validade, deve ser usado em quantidade correta, etc.
O sal é um micro nutriente essencial que contém mineral de sódio e cloreto.  Era e continua sendo encontrado em grandes quantidades apreciáveis na área do mar morto. Os judeus que viviam na região norte da Palestina compravam de negociantes, servindo para inúmeros usos.    
O sal é conhecido por seu sabor universal. Em qualquer lugar do mundo ele tem o mesmo teor. Pode ser encontrado nos mares e salmouras – lugares onde o mar já banhou. Se for em quantidade forte demais impede que haja vida, mas se for em quantidade equilibrada ele proporciona cura e estabilidade.
Por que Jesus disse que somos sal?
Vamos aprender três lições do SAL para a Vida Cristã:
1- Perseverança: Lucas 14.34,35
·        O sal não tem prazo de validade, seu tempo é indeterminado.  A validade do sal doméstico não é do sal e sim do iodo que pode estragar e prejudicar alimentos.
·        Se quiser conservar algum alimento perecível basta salgá-lo que durará muito tempo. Além disso, há perfumes, tintas e outros produtos que têm sal para não estragar.
De um dia para o outro o sal aumenta seu sabor na comida e a cada dia mais.
·        Assim também nossa vida com Deus deve aumentar a cada dia e não diminuir mas aumentar.
·        O cloreto de sódio (sal) não se deteriora, mas pode ser adulterado, e então perde as suas propriedades e se torna inútil, pois deixa realmente de ser sal. Em outras palavras, o sal puro não perde o seu caráter distinto, mas uma vez misturado com elementos impuros e estranhos, pode perder a sua propriedade.  O sal pode conservar a aparência de sal, mas não o seu caráter realmente, transforma-se noutra substância.
·        Muitos cristãos não conseguem perseverar na igreja ou levar adiante seu propósito de trabalhar para Jesus por que estão sem sal.
·        Peça ao Senhor para curar sua vida e te dar durabilidade, firmeza e perseverança principalmente para servir a Deus e ao próximo.
                        
2- Pureza: Cl 4.6
·        O sal é puro e cristalino. Além disso, ele pode purificar coisas e lugares. Cura feridas e pode ser um remédio em doses corretas. Do mesmo modo para cozinhar deve ser usado de maneira certa. Nem demais e nem de menos.
·        A pureza é equilibrada como o sal.  A vida cristã deve ter essa pureza.
·        Nossas palavras mostram o que somos por isso o apóstolo Paulo dia que devemos temperar nossas palavras com sal. Não ser salgado demais e nem sem sabor.
·        Jesus quer que nossa vida seja pura! Peça ao Senhor que purifique seus lábios para ter palavras temperadas!

3- Sabor: Marcos 9.50
·        Com certeza a principal característica que dá valor ao sal é seu sabor único. Pode ser usado em muitos alimentos como carnes, cereais, frutas e até em doces há uma porção pequena de sal para equilibrar o sabor.
·        A vida com Jesus também tem sabor. Quem disse que quem serve a Deus não tem prazer? O cristão tem uma vida de prazer (Salmos 1.2) e sabor, mas é diferente do mundo por que é um sabor eterno, alegre e sem mal algum.
·        O sabor do sal satisfaz. Outros alimentos não satisfazem tanto quanto a comida salgada. Assim também o crente que tem Jesus é satisfeito e completo, por isso não procura alegrias e prazeres no mundo.
·        Há pessoas que gostam de mais sal e outros menos. Mas em grande quantidade pode ser prejudicial. Deus também não quer exageros, precisamos ser equilibrados para não ficar salgados demais.

No sermão da montanha o senhor Jesus dá a entender a salubridade e vitalidade do crente quando diz a seus discípulos: Vós sois o sal da terra;
A idéia geral é que o crente santificado deve possuir a realidade daquilo que professa, da mesma forma que o sal apresenta a propriedade que esperamos dele.
A idéia de purificação se destaca em Mc 9:49, onde o Senhor afirma que, no juízo final “cada um será salgado com sal”.
MC 9:49 – Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.
- Os discípulos de Jesus, do mesmo modo, são chamados a ser como um purificador moral em um mundo onde os padrões morais são baixos e instáveis, ou mesmos inexistentes. Eles só poderão cumprir essa missão se retiverem a sua virtude – e isso exige muita disciplina pessoal e renúncias.
A qualidade da vida cristã deve ser cultivada pelo crente; e este deve recear perdê-lo consoante a pergunta e a resposta de Jesus:
  • Como Jesus afirma a seguir, se um discípulo perde a sua virtude, ele é como o sal que perde a sua salinidade, tornando-se assim, uma substância completamente inútil, só servindo para ser jogado fora, nas ruas, onde é pisado pelos caminhantes.
“Se o sal se tornar insípido”: Não fazer diferença; não influenciar; ser manipulável; ser conformado; intragável.
  • “Se o sal vier a ser insípido” (Mateus 5:13). “Os cidadãos do reino, ainda que muito mergulhados no mundo, jamais devem tornar-se mundanos. O sal não pode perder sua salinidade (Lucas 14:34-35; Marcos 9:50). Seu sabor depende da santa distinção de suas vidas e caráter. A paixão pela justiça jamais pode ser comprometida ou então a utilidade do discípulo chega ao fim. Ainda que o sal, de fato, não pode deixar de ser salgado, ele pode, como o pó salgado que se forma nas praias do Mar Morto, tornar-se tão poluído que seja tão inútil como o pó da estrada. Se, por concessões feitas ao mundo o sal for lavado de nós, deixando apenas um resíduo de mundana respeitabilidade, belos edifícios, círculos sociais agradável.
Peça ao Senhor que dê sabor e alegria à sua vida! Você é sal da terra.

Jesus disse que somos o sal da terra por que onde estivermos vamos ser perseverantes fazendo o bem perdurar e vencer sobre o mal. Também podemos levar a pureza do sal para este mundo cheio de pecados curando vidas adoecidas pelo pecado. Muito maior do que as alegrias passageiras do mundo é o sabor da vida com Jesus.
Assim como o sal nossa vida deve ter perseverança, pureza e sabor!




Nenhum comentário: